Os índices futuros de ações americanos e as bolsas de valores da Europa operam em alta nesta quinta-feira (16), em meio ao alívio após a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
O Fed optou por manter os juros no patamar entre 0% e 0,25% ao ano e acelerar o ritmo da retirada de estímulos, reduzindo o volume de compra de ativos em US$ 30 bilhões por mês. Além disso, o presidente da instituição, Jerome Powell, reconheceu que a disparada dos preços no país parece não se tratar de um fenômeno temporário, e, portanto, pode não arrefecer com a normalização das cadeias globais de produção.
Diante desse cenário, o mercado projeta 3 altas dos juros nos Estados Unidos em 2022, cada uma de 0,25 ponto percentual.
Na Europa, investidores monitoram ainda a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) desta quinta-feira, na expectativa pela análise dos membros da instituição sobre a inflação no continente.
Brasil
No cenário doméstico, investidores repercutem a aprovação da PEC dos Precatórios após a votação, na Câmara dos Deputados, das alterações realizadas pelos senadores na proposta. Os deputados mantiveram a maior parte das mudanças, e o texto segue agora para promulgação, colocando um ponto final na discussão que chacoalhou os mercados brasileiros nas últimas semanas.
Além disso, no cenário corporativo, merecem destaque a aprovação da fusão entre as operadoras de planos de saúde Hapvida (HAPV3) e NotreDame Intermédica (GNDI3) pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), sem restrições, e o adiamento da decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a privatização da Eletrobras (ELET6). Ainda assim, o órgão permitiu que o governo prossiga com os estudos sobre o tema.
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…