Renda Fixa

Taxas do Tesouro Direto sobem com PEC dos Precatórios e Fed no radar

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto subiam nesta quarta-feira (15), com a votação da PEC dos Precatórios e a reunião de política monetária dos Estados Unidos no radar.

As alterações realizadas pelos senadores na PEC devem ser votadas em segundo turno na Câmara dos Deputados na sessão desta quarta-feira. Na votação em primeiro turno, os deputados mantiveram o limite de pagamento de precatórios até 2026, e não mais até 2036, e a destinação do espaço fiscal da PEC para o Auxílio Brasil e despesas previdenciárias.

Os investidores avaliam ainda o recuo de 0,4% do Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) em outubro ante setembro. O indicador é visto pelo mercado como uma prévia do PIB, e o resultado veio pior do que a mediana das projeções, que indicava uma queda de 0,2% no período. Os juros futuros curtos operam em leve queda, enquanto os longos sobem em linha com os rendimentos dos Treasuries, que, por sua vez, refletem a preocupação com a alta  da inflação ao produtor nos EUA.

Além disso, as atenções se voltam para a reunião de política monetária do Federal Open Market Committee (Fomc), à espera do pronunciamento do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, que pode trazer pistas sobre a possibilidade de antecipação do início da alta dos juros dos Estados Unidos. Diante desse cenário, o dólar opera em alta ante o real.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 10,71% ao ano, de 10,67% na terça-feira (14). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia rentabilidade anual de 10,46%, ante 10,43% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,94%, ante taxa de IPCA mais 4,92% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 5,06%, de IPCA mais 5,00% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta quarta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

João Marinho

Recent Posts

Queda na produção de petróleo foi planejada, diz Prates

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, minimizou nesta terça, 14, a queda da produção…

23 minutos ago

Magda Chambriard tem todas as credenciais para comandar a Petrobras, avalia coordenador da FUP

O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacellar, disse ao Broadcast que…

56 minutos ago

Analistas preveem impacto na Bolsa após saída de Prates da Petrobras

A informação sobre a mudança de comando na maior estatal do País saiu por volta…

1 hora ago

Houve avanço com Prates na Petrobras, mas avisamos sobre problemas, diz coordenador da FUP

O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacellar, disse que houve avanços…

1 hora ago

Lula demite Jean Paul Prates do comando da Petrobras e indica Magda Chambriard para o cargo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu nesta terça-feira, 14, o ex-senador Jean Paul…

2 horas ago

Para Apas, no curto prazo, não há problema de desabastecimento por tragédia do RS

O economista-chefe da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Felipe Queiroz, disse que no curto prazo…

15 horas ago