Press "Enter" to skip to content

Mercados sobem com foco em reuniões de Fed e BCE

A semana começa com expectativa pela reunião de política monetária nos EUA (Foto: Shutterstock)

Os índices futuros de ações americanos e as bolsas de valores da Europa operam em alta nesta segunda-feira (13), à espera das reuniões de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e do Banco Central Europeu (BCE) ao longo desta semana.

Diante do cenário de inflação global em alta, os investidores esperam que o Fed anuncie uma aceleração do tapering – como é chamado o processo de redução do volume de compras de títulos públicos – na reunião que se encerra nesta quarta-feira (15). A expectativa para os juros, por outro lado, é de manutenção do patamar atual, com o início do ciclo de alta podendo ser antecipado para a primeira reunião de 2022.

Na Europa, investidores monitoram ainda a disseminação da variante Ômicron do coronavírus pelo continente, e voltam suas atenções para a escalada das tensões entre Rússia e Ucrânia. Líderes mundiais e políticos ucranianos temem uma invasão russa no país, em meio ao envio de tropas russas para a fronteira entre as nações, enquanto o governo russo nega a intenção de realizar uma ofensiva contra o vizinho.

Brasil

No cenário doméstico, repercute o Relatório de Mercado Focus do Banco Central (BC) desta semana. O Focus elevou a projeção para a Selic em 2022 de 11,25% para 11,50% ao ano, enquanto reduziu levemente a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, de 0,51% para 0,50%. Além disso, o relatório manteve a projeção de inflação de 5,02% em 2022, e avalia que o dólar deva terminar o próximo ano cotado a R$ 5,55.

Além disso, os investidores brasileiros esperam pela divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) no ano, prevista para terça-feira (14). A ata deve trazer mais informações sobre a postura do comitê em 2022 em meio ao receio de que a subida mais firme da Selic possa comprometer demasiadamente a atividade econômica.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *