Press "Enter" to skip to content

Cade aprova compra pela Chevron de controle de negócio de óleos básicos da Neste

A operação consiste na aquisição, pela Chevron, do controle exclusivo do negócio de óleos básicos da Neste (Foto: Divulgação)

A Superintendência Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições o ato de concentração envolvendo a Chevron Global Energy Inc. e Neste Oyj. O despacho pela aprovação está publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Segundo o parecer da SG, a operação consiste na aquisição, pela Chevron, do controle exclusivo do negócio de óleos básicos da Neste. O Grupo Chevron não adquirirá, no entanto, qualquer planta de produção. O valor da operação não foi divulgado, por ser a operação de acesso restrito às requerentes.

De acordo com as informações divulgadas pelo Cade, a operação representa, na avaliação das empresas envolvidas, uma oportunidade para o Grupo Chevron complementar o seu portfólio de óleos básicos. Para a Neste, o ato representa uma oportunidade para focar ainda mais em produtos renováveis de petróleo.

A operação também está sujeita à aprovação de outras autoridades antitruste na União Europeia, Colômbia, Turquia, Marrocos e Arábia Saudita. Além disso, está sujeita à notificação de investimento estrangeiro na Finlândia.

Sobre as empresas

A Chevron atua nos setores de refino de petróleo e lubrificantes. Sua controladora, Chevron Corporation, é integrada no setor de energia com sede na Califórnia (EUA). O Grupo Chevron produz petróleo bruto e gás natural; combustíveis de transporte, lubrificantes, petroquímicos e aditivos; e desenvolve tecnologias que aprimoram seu negócio e a indústria.

No Brasil, o Grupo Chevron tem atuação por meio de produtos e serviços como aditivos químicos, exploração, desenvolvimento e produção de petróleo bruto e gás natural, refino de petróleo bruto em derivados de petróleo, construção e gerenciamento de oleodutos e gasodutos (gás natural), fabricação e comercialização de commodities petroquímicas, distribuição de derivados de petróleo e gás natural, transporte marítimo e terrestre de petróleo e óleos básicos.

A Neste produz diesel renovável e combustível de aviação sustentável refinado a partir de resíduos. A empresa atua no setor de refino e comercialização de petróleo, sendo listada na NASDAQ OMX Helsinki Stock Exchange (Finlândia). As vendas da Neste no Brasil incluem somente óleos básicos e são realizadas pela Neste (Suisse) S.A. e pela Neste US, Inc.

Por Sandra Manfrini

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *