Mercados

Bolsas de NY fecham em alta, recuperando parte das perdas pela Ômicron

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quinta-feira, 2, e conseguiram recuperar parte das perdas proporcionadas pelos temores com a ômicron, nova variante do coronavírus. Investidores também acompanharam diversos dirigentes do Federal Reserve (Fed), que adotaram tom hawkish e sugeriram antecipar fim do tapering.

No fechamento, o Dow Jones subiu 1,82%, a 34.639,79 pontos, o S&P 500 avançou 1,42%, a 4.577,10 pontos, e o Nasdaq teve alta de 0,83%, a 15.381,32 pontos.

As ações de aéreas, como American Airlines (+7,00%) e Delta Air Lines (+9,28%), saltaram, após perdas recentes. Bancos e petroleiras também tiveram desempenho positivo, com Goldman Sachs (+2,94%), JPMorgan (+2,10%), Exxon Mobil (+2,71%) e Chevron (+2,49%). “As pessoas ainda estão lidando com a incerteza sobre ômicron e quanta ameaça ela impõe”, diz o gerente de investimentos na Unigestion, Salman Baig. “Alguns devem estar vendo esse momento como uma oportunidade de compra”. Hoje, o presidente Joe Biden reforçou que lockdowns não estão inclusos no novo plano de combate à covid-19.

Enquanto os outros índices permaneceram no azul ao longo de toda sessão, o Nasdaq apresentou certa volatilidade, pressionado pela Apple. A companhia informou menor demanda pelo iPhone 13 e viu suas ações recuarem 0,61%. A Microsoft (-0,18%) e Amazon (-0,18%) acompanharam o movimento. Em meio às especulações sobre eficácia de vacinas contra ômicron, Moderna (-2,94%), Pfizer (-4,03%) e Johnson & Johnson (-0,63%), fabricantes do imunizante, ficaram no vermelho.

No Federal Reserve, o vice-presidente, Randal Quarles, o presidente da distrital de Atlanta, Raphael Bostic, a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, e a de São Francisco, Mary Daly, sugeriram estarem abertos, em algum grau, a acelerar o ritmo do tapering. Bostic ainda disse que, caso a inflação americana fique acima de 4% em 2022, é possível que a elevação da taxa básica de juros se dê antes do previsto e com mais de uma alta no próximo ano.

Em pesquisa da BMO Capital Markets, 79% de seus clientes respondentes esperam que o Fed acelere o tapering na reunião de decisão monetária do dia 15. O banco canadense destaca que as reuniões de dezembro e janeiro são as mais importantes no que se refere à linha do tempo da redução de compra de ativos.

Antes da abertura do mercado, o Departamento do Trabalho informou que o número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA subiu a 222 mil, menos do que o previsto por analistas.

*Com informações da Dow Jones Newswires.

Por Ilana Cardial*

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Petrobras demite 30 funcionários ligados a Prates após troca de comando

Devassa na presidência da Petrobras. Essa é a tônica na companhia dos últimos dias, após…

12 horas ago

Simpi: desbancararização se revela como um dos problemas marcantes para as MPIs

Num momento em que o Banco Central (BC) comemora a expansão da inclusão bancária a…

13 horas ago

Reddit assina acordo de licenciamento com OpenAI e ação salta 9% no after hours de NY

O Reddit informou que assinou um acordo com a OpenAI para dar à startup de…

13 horas ago

Haddad e Padilha deixam residência oficial do Senado após reunião com Pacheco

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, saiu da residência oficial do Senado após se reunir…

13 horas ago

Birôs de crédito suspenderão negativação de dívidas no RS por 60 dias, diz ANBC

A Associação Nacional de Birôs de Crédito (ANBC) informou nesta quinta-feira, 16, que os birôs…

15 horas ago

Receita: declarações (DCTFWeb) a serem prestadas pelas empresas podem ser retificadas sem multa

A Receita Federal esclareceu que as Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb/eSocial) a…

15 horas ago