Press "Enter" to skip to content

Alta da inflação eleva projeções para Selic e reduz estimativas para PIB

Ativa projeta que o Banco Central elevará a Selic em 2 pontos percentuais na próxima reunião (Foto: Shutterstock)

Diante da alta de 1,25% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em outubro, o mercado começa a revisar suas projeções para a inflação nos próximos meses e para a taxa Selic diante da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) prevista para o início de dezembro. O IPCA acumula alta de 8,24% no ano e de 10,64% em 12 meses.

A inflação no último mês superou as expectativas dos economistas, e, somada à deterioração das perspectivas fiscais para o Brasil, reforça as apostas em uma postura mais agressiva do Copom no combate à alta de preços. O resultado do indicador é visto como “uma surpresa amplamente desfavorável” pela equipe do banco digital Modalmais, uma vez que contamina as perspectivas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no próximo ano.

De acordo com o banco de investimentos Morgan Stanley, as categorias de produtos e serviços que mais contribuíram para a alta da inflação no período foram a gasolina, com alta de 3,1% em comparação com o mês anterior, gás de cozinha, que subiu 3,67%, e passagens aéreas, com alta 33,86%. Além disso, os preços dos alimentos também pressionaram o índice.

Títulos com vencimentos curtos

A equipe de análise do BTG Pactual digital avalia que a incerteza fiscal envolvendo o Orçamento e o ano eleitoral, e a sinalização inicial de mudança de regime fiscal são os vetores da piora das perspectivas para a inflação. Os analistas enxergam a necessidade de um ciclo de aperto monetário mais duro, destacando que o Relatório de Mercado Focus já precifica um IPCA de 4,6% em 2022, número acima da meta.

O BTG Pactual digital projeta que a Selic deve chegar a 9,25% neste ano e 11,75% em 2022 para conter a alta da inflação. Diante desse cenário, o banco revisou sua projeção de crescimento de PIB em 2022 de 1,2% para 0,4%

No mercado de renda fixa, o BTG Pactual digital recomenda o investimento em títulos públicos com vencimentos curtos, notando atratividade em papéis com prazo até 2028, uma vez que a curva de juros brasileira voltou a apresentar vencimentos curtos com maior prêmio de risco do que vencimentos médios e longos, algo que não era visto desde a saída da última crise, em 2017.

Mais 2 pontos na Selic

O time da Ativa investimentos acredita que a inflação de outubro acima do teto das estimativas deve resultar em uma elevação das projeções para o IPCA de 2022 no Focus da próxima semana, distanciando o número do teto da meta.

A Ativa projeta que a Selic deve chegar a 9,75% neste ano, encerrando o ciclo de alta a 13,25% ao ano. Ou seja, prevê que o juro básico será elevado em 2 pontos percentuais na próxima reunião. Sendo assim, os analistas projetam que a economia brasileira deve crescer 0,5% no ano que vem.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *