Renda Fixa

Taxas do Tesouro Direto sobem com prévia da inflação e Copom

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto subiam nesta terça-feira (26), após o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) reforçar a perspectiva de que o Comitê de Política Monetária (Copom) deve adotar uma postura mais agressiva no combate à inflação.

O IPCA-15, que funciona como uma prévia da inflação, registrou alta de 1,20% em outubro, próximo do teto das estimativas, que iam de 0,83% a 1,25%. Com a inflação mais alta, o mercado aumenta as apostas por uma elevação da taxa Selic entre 1,25 e 1,5 ponto percentual na quarta-feira (27), fazendo com que as taxas de juros subam.

O dólar também se valorizava ante o real, apesar da tendência de queda da moeda americana no exterior, contribuindo para a alta das taxas do Tesouro Direto.

Além disso, o Tesouro Nacional oferta nesta terça-feira, em leilão, títulos públicos do tipo Tesouro IPCA+, com vencimentos para 2024, 2028 e 2040.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 11,96% ao ano, de 11,69% na segunda-feira (25). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 11,95%, ante 11,75% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 5,40%, ante taxa de IPCA mais 5,18% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 5,44%, de IPCA mais 5,33% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta terça-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

João Marinho

Recent Posts

Programa Desenrola Brasil foi usado por 20% dos entrevistados, mostra pesquisa do Mercado Pago

Pesquisa realizada pelo Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre, aponta que 20% de um…

6 horas ago

Alckmin diz estar confiante com votação do Mover amanhã e defende votação separada de taxação

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse…

8 horas ago

Alckmin comemora R$ 100,2 bi de investimento anunciado por siderúrgicas

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, comemorou…

8 horas ago

País precisa voltar a produzir carro para o povo brasileiro, não para americanos, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta segunda-feira, 20, que o…

8 horas ago

Receita e PGFN lançam edital de transação para contratos de afretamento de plataformas

A Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), lançaram nesta segunda-feira, 20, o…

8 horas ago

Municípios de SP aprovam contrato unificado em passo final para privatização da Sabesp

No 'último passo' para a privatização da Sabesp - como classificou o governador de São…

9 horas ago