Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto sobem com incertezas sobre fiscal

As taxas do Tesouro Direto acompanhavam o movimento dos juros futuros (Foto: Shutterbug75/Pixabay)

As taxas de retorno dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto subiam levemente nesta sexta-feira (15), após a divulgação do Índice de Atividade (IBC-Br) do Banco Central e em meio ao clima de incerteza fiscal que pressionava a alta das taxas de juros.

No cenário doméstico, cresce a preocupação com a deterioração das contas públicas enquanto o governo federal tenta emplacar o programa Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. Além disso, o resultado fraco do IBC-Br, que caiu 0,15% em agosto, fortalece a perspectiva de estagflação no País.

No exterior, os juros dos Treasuries subiam, após a divulgação do crescimento de 0,7% das vendas do varejo americano em setembro. O dólar recuava levemente ante o real por conta de mais um leilão de swap cambial realizado pelo Banco Central, mas a alta da moeda americana no exterior e a cautela com a situação fiscal brasileira traziam pressão contrária.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 10,06% ao ano, de 10,03% na quinta-feira (14). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 10,34%, ante 10,30% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,75%, ante taxa de IPCA mais 4,73% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 5,03%, de IPCA mais 4,99% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta sexta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *