Renda Fixa

Taxas prefixadas do Tesouro Direto têm viés de alta com expectativa por leilão

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto rondavam a estabilidade nesta quinta-feira (7), mas os prefixados exibiam viés de alta, pressionados pela expectativa em torno do leilão de títulos do Tesouro Nacional.

As taxas de juros oscilavam quase estáveis, diante da agenda doméstica esvaziada e do exterior mais positivo com a perspectiva de solução para o impasse envolvendo o teto da dívida pública americana. O senador republicano Mitch McConnell, da oposição, propôs uma extensão do teto até dezembro deste ano, o que afastaria o risco de default.

Por outro lado, os juros dos Treasuries subiam, pressionando a alta do dólar frente ao real, enquanto os investidores monitoram os pronunciamentos de representantes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), buscando informações sobre o processo de retirada de estímulos. De olho nisso, merece destaque a queda do número de pedidos de auxílio desemprego nos EUA na semana encerrada em 2 de outubro, a 326 mil. Eram esperadas 345 mil solicitações.

Além disso, o Tesouro Nacional oferta nesta quinta-feira títulos públicos dos tipos Tesouro Prefixado, com vencimentos para 2022, 2023 e 2025, Tesouro Selic, com vencimentos para 2023 e 2027, e Tesouro Prefixado com pagamento de juros semestrais, vencendo em 2027 e 2031.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 10,03%, de 9,99% na quarta-feira (6). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 10,36%, ante 10,33% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,66%, em comparação com IPCA mais 4,67% na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 se mantinha em  IPCA mais 4,93% ao ano, como no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta quinta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

João Marinho

Recent Posts

Aparelho que faz eletrocardiograma doméstico chega às farmácias do País

Um novo equipamento de uso doméstico que realiza tanto o exame de eletrocardiograma (ECG) quanto…

30 minutos ago

Solidariedade pede ao STF suspensão da lei das Bets e inconstitucionalidade de apostas

O Solidariedade pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) neste sábado, 28, a suspensão imediata da…

38 minutos ago

Em São Paulo, 67% dos eleitores ainda não escolheram candidato a vereador, diz Datafolha

Pesquisa do instituto Datafolha aponta que 67% dos eleitores da cidade de São Paulo ainda…

42 minutos ago

STF encerra julgamento e rejeita recurso por ‘revisão da vida toda’ do INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou nesta sexta-feira, 27, a sessão em plenário virtual que…

46 minutos ago

Furacão Helene deixa pelo menos 56 mortos e milhares de pessoas isoladas nos EUA

O furacão Helene deixou pessoas desamparadas, sem abrigo e aguardando resgate neste sábado, 28, quando…

49 minutos ago

Quem está à frente na disputa pela Prefeitura de SP? veja as últimas pesquisas

A uma semana das eleições municipais, os quatro últimos levantamentos de intenção de voto divulgados…

1 hora ago