Press "Enter" to skip to content

Fundos imobiliários de recebíveis são refúgio contra volatilidade em outubro

A prioridade para os FIIs em outubro é resistir à instabilidade trazida pela política e pelo risco fiscal (Foto: Shutterstock)

De olho na alta volatilidade enfrentada pelo mercado de fundos imobiliários, que vem sendo impactado negativamente pela alta dos juros e pela piora das perspectivas para a economia brasileira, os analistas apostam em fundos de recebíveis imobiliários e fundos híbridos em suas carteiras recomendadas para outubro, evitando os fundos que investem em shopping centers.

Os fundos de recebíveis têm se mostrado mais resilientes aos desafios do momento atual, em parte pela agilidade com a qual conseguem absorver a alta da inflação, mantendo sua rentabilidade mais atraente em comparação com os fundos de tijolo, cujos contratos de aluguel normalmente são reajustados anualmente.

Os fundos híbridos, por sua vez, podem ser uma boa alternativa devido à sua capacidade de diversificação, mesclando diferentes classes de ativos em suas carteiras. O segmento de galpões logísticos é outra opção tida como mais segura, menos volátil, mas que tende a oferecer rendimentos inferiores aos fundos de papéis no momento atual.

Por outro lado, os analistas evitam os fundos de shoppings, uma vez que a piora das projeções para a economia brasileira e o desempenho mais fraco do que o esperado do varejo são sinais de uma retomada mais lenta e tímida do setor. Das 7 carteiras de fundos imobiliários (Ativa, BB Investimentos, Genial Investimentos, Guide, Mirae Asset, Santander e Terra Investimentos) analisadas pela equipe do Mercado News, apenas 3 incluíam fundos desse segmento.

Outro segmento que ainda inspira cautela nos analistas é o de lajes corporativas. Segundo a Buildings, consultoria especializada no mercado imobiliário, a taxa de vacância dos escritórios classe A da cidade de São Paulo, o maior mercado do País para o setor, ficou em 22,1% no segundo trimestre de 2021, e muitos fundos vêm enfrentando dificuldades para encontrar novos locatários. Ainda assim, há fundos que possuem ativos de alta qualidade em suas carteiras, com baixas taxas de vacância e contratos de aluguel generosos, fazendo com que esse segmento marque presença na maioria das carteiras avaliadas.

Recomendações

Os grandes destaques dentre os fundos imobiliários recomendados para outubro foram o Bresco Logística (BRCO11), do segmento de galpões logísticos, com 5 recomendações (Ativa, BB Investimentos, Genial, Guide e Mirae Asset), e o TRX Real Estate (TRXF11), que investe em imóveis do varejo, também com 5 recomendações (Ativa, BB Investimentos, Guide, Mirae Asset e Santander).

Para analistas, o Bresco Logística se apresenta como uma oportunidade, sendo negociado a um preço atrativo em comparação com outros ativos do mesmo segmento. Além disso, o fundo conseguiu reduzir sua taxa de vacância a zero nesta quarta-feira (6), e agora conta com todos os 11 imóveis que compõem o seu portfólio 100% ocupados.

O TRX Real Estate, por sua vez, conta com um portfólio amplamente diversificado em termos de localização, com 44 imóveis em 11 estados e no Distrito Federal, e investe nos segmentos de varejo alimentício e galpões logísticos, que estão entre os que menos foram penalizados pela pandemia de Covid-19. Em adição, todos os contratos do fundo são atípicos e de longo prazo, trazendo mais segurança para o cotista.

A seguir, veja as carteiras recomendadas de FIIs de 7 corretoras para outubro:

Ativa

BB Investimentos

Genial Investimentos

Guide

Mirae Asset

Santander

Terra Investimentos

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *