Categories: Empresas

Nespresso cria ‘academia’ para ensinar a vender cápsulas

A Nespresso, marca de café em cápsulas da Nestlé, está de olho no crescimento do seu braço digital para aumentar sua presença nos lares brasileiros. Até 2025, a empresa espera que as vendas online atinjam de 60% a 70% das suas vendas. Para isso, a marca aposta no treinamento dos vendedores de fora de suas butiques para ganhar escala.

A companhia criou uma plataforma de digital de treinamento chamada Nespresso Academy. Por meio de aulas online, podcasts e testes, a empresa quer estimular vendedores de outras varejistas autorizadas a oferecer máquinas e cafés da empresa, como Fast Shop, Camicado, Spicy e Angelloni.

O conteúdo tem modelo similar ao que a empresa testou durante a pandemia, que foi o “butique em casa”. Com todas as lojas fechadas por causa das quarentenas, a Nespresso passou a criar aulas e conteúdos explicativos para continuar tendo uma relação com os consumidores. Um dos vídeos da Nespresso ensinando a fazer café com leite soma mais de 50 mil visualizações.

Quem está à frente dessa estratégia é o diretor comercial da Nespresso, Gabriel Nobre. Segundo ele, as máquinas da companhia estão presentes em 1,7 mil pontos de venda pelo País. Seu objetivo é ganhar mercado nas residências das classes A e B. Atualmente, a Nespresso estima que está em 20% das casas dos mais endinheirados do País – a meta é chegar a 35%.

“Somos os pioneiros da Nespresso no mundo a ter uma estratégia como essa. Dependendo o resultado, a estratégia será ampliada a nível global”, afirma Nobre. Segundo ele, a expansão de butiques da empresa deve continuar mesmo com o avanço do Nespresso Academy. Atualmente, são 33 butiques, mas outras três devem ser abertas até o fim do ano.

De acordo com o executivo, existe uma grande expectativa com o crescimento do mercado de café em cápsula no Brasil, ainda mais por ser um dos países em que mais se consome a bebida no mundo. Hoje, a subsidiária brasileira da Nespresso está entre as dez mais importantes da companhia.

No primeiro semestre, as vendas globais da Nespresso chegaram a US$ 4 bilhões, crescimento de 14,6% em comparação ao mesmo período de 2020. A operação das Américas, de que o Brasil faz parte, teve um crescimento de dois dígitos nesse período.

Na visão de Katherine Sresnewsky, professora do núcleo de varejo da ESPM, a Nespresso precisará conseguir aproximar a qualidade do seu marketing da experiência de visita às butiques. “A saída de trazer mais educação aos vendedores pode ser uma boa saída, pois eles que acabam transmitindo (o conceito) de forma mais natural para o consumidor.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Por André Jankavski

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Latam amplia em 12% voos no Brasil em 2025, com quatro novas rotas domésticas

A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…

14 horas ago

ANP aprova acordo de cooperação com Serpro no âmbito do RenovaBio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…

14 horas ago

Correção: Lula faz evento para tornar oficial programa de repactuações de rodovias

A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…

16 horas ago

Brasil vive momento histórico sobre concessões, com melhor entendimento público, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…

17 horas ago

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…

18 horas ago

Claro lança oferta de celular para fisgar público que ainda não aderiu ao 5G

A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…

18 horas ago