Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto recuam com agenda recheada de indicadores

O recuo do IGP-M e o resultado do setor público consolidado de agosto contribuem para o recuo das taxas (Foto: Shutterbug75/Pixabay)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto recuavam nesta quarta-feira (29), em dia de agenda doméstica recheada de indicadores e exterior ameno.

O  Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a inflação dos produtos das indústrias extrativa e de transformação, registrou alta de 1,86% em agosto, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em meio à persistência da alta de preços no País.

Por outro lado, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 0,64% em setembro, mas ainda soma alta de 16% em 2021. Outro dado positivo na agenda interna é o superávit primário de R$ 16,729 bilhões registrado em agosto pelo setor público consolidado brasileiro, que inclui o governo federal, estados, municípios e estatais, com exceção de Petrobras e Eletrobras. O bom resultado fiscal para o mês e o recuo do IGP-M viabilizavam o recuo dos juros futuros.

O tom mais ameno predominava no exterior, com o governo chinês injetando mais liquidez no sistema financeiro para amenizar os efeitos da crise da incorporadora Evergrande. Ainda assim, o dólar oscilava ante o real, exibindo viés de alta em meio ao clima de cautela predominante nos mercados brasileiros.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 recuava a 10,19%, de 10,28% na terça-feira (28). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 10,47%, ante 10,57% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,61%, em comparação com IPCA mais 4,67% na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 recuava a IPCA mais 4,86% ao ano, de IPCA mais 4,87% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta quarta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *