Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto rondam a estabilidade em linha com os juros futuros

O clima de cautela predominante no exterior inviabiliza o recuo das taxas do Tesouro Direto (Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto rondavam a estabilidade nesta segunda-feira (27), apesar da deterioração das perspectivas para a inflação e do tom negativo predominante no exterior.

As taxas de juros também operavam próximas da estabilidade, mantendo a cautela com o cenário exterior em meio à alta dos juros dos Treasuries, de olho ainda nos desdobramentos da crise da incorporadora chinesa Evergrande. O dólar abriu em queda, após o Banco Central (BC) anunciar que realizará leilões de contratos de swap cambial devido à alta da demanda pela moeda norte-americana, mas voltou a rondar a estabilidade, pressionado pelo exterior.

No cenário doméstico, o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) revelou que a demanda por crédito cresceu 11% em agosto na comparação com o mês anterior, indicando que o País começa a sentir os efeitos da reabertura econômica conforme a vacinação contra a Covid-19 avança. Por outro lado, o Relatório de Mercado Focus elevou novamente sua projeção para a inflação em 2021, de 8,35% para 8,45%, revelando que o mercado tem dúvidas sobre o atual ritmo de aperto monetário para conter a alta dos preços.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 se mantinha em 10,02%, como na sexta-feira (24). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 10,33%, assim como no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,61%, assim como na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia levemente a IPCA mais 4,85% ao ano, de IPCA mais 4,83% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta segunda-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *