Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto rondam a estabilidade após reunião do Copom

O clima ameno no exterior contribui para a estabilidade das taxas (Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto rondavam a estabilidade nesta quinta-feira (23), após o Comitê de Política Monetária (Copom) confirmar as expectativas do mercado ao elevar a taxa Selic em 1 ponto percentual, de 5,25% para 6,25% ao ano, na véspera.

Com a decisão, a Selic supera o patamar de 6% observado em agosto de 2019, antes de se iniciar o ciclo de redução que a levaria ao patamar de 2% ao ano. Além de elevar a taxa conforme as previsões, o Copom sinalizou que a próxima reunião trará um novo aumento da mesma magnitude, levando o juro básico a 7,25%. Diante da postura mais “dovish” do Comitê, as taxas de juros recuavam.

No exterior, permanece a preocupação com a crise fiscal da incorporadora chinesa Evergrande, especialmente após autoridades chinesas pedirem aos governos locais para que se preparem para o possível colapso da companhia.

Além disso, investidores avaliam a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de conservar os juros na faixa entre 0% e 0,25% ao ano, indicando também que deve iniciar em breve o fim das compras mensais de ativos com o objetivo de incentivar a economia. O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos ficou em 351 mil na semana encerrada em 18 de setembro, superando as estimativas, que indicavam 317 mil pedidos. Com tom mais positivo nos mercados globais, o dólar exibia viés de baixa ante o real.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia levemente a 9,73%, de 9,72% na quarta-feira (22). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 10,03%, assim como no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,49%, em comparação com IPCA mais 4,52% na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 se mantinha em IPCA mais 4,70% ao ano, como no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta quinta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *