Press "Enter" to skip to content

Fitch reduz projeção para crescimento global em 2021, de 6,3% a 6,0%

Fitch reduz projeção para crescimento global em 2021, de 6,3% a 6,0% (Foto: Divulgação)

A Fitch afirma que a recuperação da economia global segue em ritmo rápido, mas “está atingindo seus limites de velocidade”. A constatação está em seu relatório Perspectiva Econômica Global, no qual ela nota que gargalos na oferta contêm o ritmo da expansão na produção, além de criar pressões inflacionárias no curto prazo. Nesse quadro, a agência informa que revisou sua projeção para o crescimento do mundo, de 6,3% em junho a 6,0%.

A Fitch acredita que essas pressões “devem desacelerar de modo significativo em 2022”, segundo Brian Coulton, economista-chefe da agência. As pressões sobre os preços, porém, mudam o tom do debate político e o apoio fiscal e monetário para o crescimento deve começar a diminuir no próximo ano, adverte.

Problemas do lado da oferta limitam o ritmo da recuperação. A Fitch cortou também a projeção para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos em 2021, de 6,8% em junho a 6,2%. Uma parcela maior do crescimento na demanda se reflete em altas nos preços e as projeções para a inflação nos EUA foram revisadas novamente para cima, aponta.

A Fitch revisou pra baixo a expectativa de crescimento da China, de 8,4% a 8,1%, com a desaceleração do setor imobiliário pesando na demanda.

Já a previsão para o avanço do PIB da zona do euro foi revisado em alta, de 5,0% a 5,2% em 2021. Polônia, Turquia, México, Rússia e África do Sul também tiveram revisões para cima.

A agência destaca ainda que as pressões inflacionárias influenciam o debate político. O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) deve começar a reduzir suas compras de bônus em novembro, prevê a Fitch, que antecipa agora duas altas de juros pelo Fed em 2023.

Por Gabriel Bueno da Costa

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *