Press "Enter" to skip to content

Banco do Canadá mantém taxa básica de juros em 0,25% e ritmo de compras no QE

Banco do Canadá mantém taxa básica de juros em 0,25% e ritmo de compras no QE (Foto: Daniel Joseph Petty/Pexels)

O Banco do Canadá (BoC, na sigla em inglês) informou nesta quarta-feira, 8, que manteve sua taxa básica de juros em 0,25% ao ano. O volume de compras semanais de bônus em seu programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) também segue o mesmo, a 2 bilhões de dólares canadenses.

Na última decisão monetária, divulgada em julho, o QE já havia sofrido redução de 3 bilhões para 2 bilhões de dólares canadenses por semana.

“Continuamos comprometidos em manter a taxa básica de juros no limite inferior efetivo até que a folga econômica seja absorvida, de modo que a meta de inflação de 2% seja alcançada de forma sustentável”, diz o BoC em nota. Nas projeções de julho feitas pelo banco, isso deve ocorrer no segundo semestre de 2022.

Na avaliação do BoC, a recuperação global econômica teve continuidade no segundo trimestre, liderada pelo forte crescimento dos EUA, e avança de forma sólida para o terceiro trimestre. Entretanto, interrupções na cadeia de suprimentos estão restringindo a atividade em alguns setores e o aumento dos casos de covid-19 em muitas regiões representa um risco para a força da recuperação global, observa o BC canadense. “As condições financeiras permanecem altamente acomodatícias”, afirma.

Por Ilana Cardial

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *