Press "Enter" to skip to content

‘Busca pela liderança do setor será uma consequência’, diz presidente da Vitru

'Busca pela liderança do setor será uma consequência', diz presidente da Vitru (Foto: Shutterstock)

A Vitru, holding que inclui a Uniasselvi e que acabou de comprar a UniCesumar, vai brigar, palmo a palmo, pela primeira posição do setor de ensino no País. Focada em ensino a distância, a Vitru vê chances de crescer seu portfólio com aquisições de edtechs e de mais negócios de educação online, conta Pedro Graça, presidente da companhia. Segundo ele, a busca pela liderança de mercado “será uma consequência” desses movimentos.

Leia, a seguir, os principais trechos da entrevista:

Qual mudança o setor de educação teve com a pandemia?

Essa mudança importante do setor vem acontecendo há algum tempo e acabou se acelerando na pandemia. Desmistificou muito, até para o próprio setor de educação, que também tinha muitas críticas (ao ensino a distância). Isso ocorre por total falta de conhecimento de como funciona o ensino a distância e de que ferramentas ele tem (a oferecer). A gente viu muita coisa sendo implementada na pandemia e com velocidade – não foi o melhor, mas mesmo assim funcionou. Mas é diferente de se fazer algo planejado e nós vamos construindo isso.

E qual o racional da aquisição com a UniCesumar?

Essa foi uma transação que não foi construída em três ou quatro meses, mas veio de uma aproximação de quatro anos. Uma conhecendo o outro lado, criando confiança. Com a UniCesumar também traremos uma plataforma que vai nos ajudar com nossos cursos de saúde, que foram os que mais cresceram na pandemia.

De que forma o ensino a distância pode alcançar mais pessoas?

O ensino a distância nos permite chegar a todo o Brasil. O aluno não precisa estar em uma capital para conseguir um ensino de qualidade. Esse tipo de ensino também permite respeitar o tempo de cada aluno e a forma que ele aprende. No ensino presencial, isso é feito pela média. (O ensino online) permite adaptação à realidade de cada um, para se atingir a educação plena.

Qual é a fórmula para o ensino a distância?

Para o ensino a distância é necessário um investimento muito alto, e é preciso ter escala para fazer sentido. Muita instituição que migrou para o ensino a distância na pandemia voltou atrás agora. Estamos recebendo a transferência de alunos de algumas delas.

Quando devemos ter uma ‘virada’ para o ensino a distância?

Hoje o ensino a distância já representa a maioria dos ingressos de novos estudantes. Em relação ao estoque de alunos ainda não, mas isso é uma questão de tempo. A virada virá quando o curso de Direito obtiver aval para ser a distância. Há uma demanda reprimida de alunos que gostariam de estudar, mas não estudam.

E buscar a liderança do setor?

A gente sempre buscou ser a melhor entrega e ter um produto diferenciado. A busca pela liderança será uma consequência.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Por Fernanda Guimarães

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *