Mercados

Bolsas da Europa fecham em queda, com avanço da inflação e economia ainda fraca

As principais bolsas europeias fecharam a sessão desta terça-feira em baixa, após o índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro apontar um salto da inflação na região, enquanto os dados do Produto Interno Bruto (PIB) mostram que a economia ainda não se recuperou do tombo provocado pela pandemia de covid-19. Apenas a Bolsa de Lisboa contrariou o movimento e fechou em alta de mais de 1%.

O índice pan-europeu Stoxx 600 recuou 0,38%, a 470,88 pontos, acompanhado pelo FTSE 100, que caiu 0,40%, a 7.119,70, em Londres, e o DAX, com queda de 0,33%, a 15.835,09, em Frankfurt.

A taxa anual de CPI da zona do euro saltou 3% em agosto, atingindo o maior nível desde 2011, apontou a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Na visão da Capital Economics, o CPI da região ainda deve acelerar mais nos próximos meses, dados os fatores temporários – como reflexo da reabertura pós-lockdown e problemas na cadeia de suprimentos – que só devem perder força no ano que vem.

Apesar da alta ser esperada, a magnitude foi além da prevista. Entre outros fatores, a inflação é monitorada pelo mercado por conta da pressão que pode exercer sobre a política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Na análise do ING, porém, o BCE deve manter sua postura acomodatícia na reunião de política monetária de setembro, no dia 9.

À Bloomberg, o dirigente do BCE, Robert Holzmann, afirmou nesta terça que a autoridade monetária está em posição para começar a debater a redução gradual de seus estímulos monetários e se concentrar em formas de atingir, de modo sustentável, sua meta de inflação a 2%.

Já Klaas Knot, também dirigente, avaliou que a perspectiva inflacionária pode ter melhorado o suficiente para justificar uma redução imediata nas compras emergenciais de ativos pelo BCE.

O PIB da França subiu 1,1% no segundo trimestre deste ano ante o primeiro, mas segue 3,2% abaixo do patamar registrado antes da pandemia. Na Itália, o PIB avançou 2,7% neste trimestre em relação ao anterior. Em Paris, o CAC 40 fechou em queda de 0,11%, a 6.680,18, e em Milão, o FTSE MIB caiu 0,06%, a 2.6009,29.

A Comissão Europeia informou nesta terça que 70% dos adultos da União Europeia – mais de 256 milhões de pessoas – completaram a imunização contra a covid-19. A notícia positiva, porém, ficou na sombra das restrições de viagens entre o bloco europeu e os Estados Unidos, o que pesou sobre da International Airlines Group (-2,54%), controladora da British Airways, e da Lufthansa (-1,87%).

Com a piora do petróleo no cenário internacional, os papéis da BP (-1,83%) e Royal Dutch Shell (-1,57%) também fecharam em negativo. O Ibex 35 caiu 0,24%, a 8.846,60pontos, em Madri, enquanto o PSI 20 subiu 1,44%, a 5.417,08, em Lisboa.

Por Ilana Cardial

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Governo obtém liminar e diz que bets autorizadas pelo Rio estão proibidas de atuar no País

A Justiça Federal do Distrito Federal (TRF1) atendeu a um pedido do governo federal e…

2 horas ago

Caixa usa banco de investimentos para ampliar ação na área de imóveis

A Caixa Econômica Federal abrirá uma nova frente de atuação no mercado imobiliário, indo além…

6 horas ago

Broches, camiseta, celular: confira o que é permitido e proibido neste domingo

Mais de 155 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo, 6, para escolher prefeitos…

8 horas ago

Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos

A Oi deu dois passos cruciais nos últimos dias para avançar no processo que busca…

12 horas ago

BNDES anuncia condições de apoio para novos leilões de concessão de rodovias federais em 2024

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta sexta-feira, 4, uma "extensão"…

1 dia ago

Seguro contra roubo de carga cresce 29% em 1 ano, a R$ 628,4 mi no 1º semestre, diz CNseg

O seguro contra roubo de cargas teve um crescimento de 29% na arrecadação no primeiro…

1 dia ago