Categories: Empresas

Jalles Machado: processo de fusão e aquisição deve ser concluído nesta safra

A Jalles Machado continua com a intenção de concluir um processo de fusão e aquisição (M&A, na sigla em inglês) até o fim da atual safra de cana-de-açúcar, que vai até março do ano que vem, afirmou o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da empresa, Rodrigo Penna de Siqueira. “Não podemos falar muito sobre esse assunto, mas ele tem avançado e continuamos com mesmo cronograma de concluir durante a safra atual”, afirmou o executivo durante teleconferência com analistas e investidores para apresentar os resultados trimestrais da companhia nesta terça-feira (17). “Esse continua sendo o nosso cronograma e tem avançado; ainda é estratégia para a companhia.”

A empresa pretende adquirir uma usina, que seria a terceira do grupo, com parte dos recursos da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). O restante dos recursos será utilizado para ampliar a moagem de cana-de-açúcar nas plantas que já pertencem à empresa.

O executivo também falou sobre investimento em biogás, que será injetado na caldeira das usinas – o investimento em biogás para esse fim é menor do que para outras finalidades, como a produção de biometano que substituiria o óleo diesel. Com o biogás, o executivo acredita que a empresa poderá exportar 22 GW por ano a mais de energia “numa visão conservadora”.

Contêineres

A falta de contêineres que prejudicou a exportação de açúcar orgânico da Jalles Machado no primeiro trimestre da safra 2021/22 deve continuar neste mês e no próximo, segundo estimativa de Rodrigo Penna de Siqueira. “Deve continuar complicado neste mês de agosto e em setembro, para só depois melhorar”, disse ele. “Esse é o panorama da área comercial.”

O balanço da companhia, divulgado na noite de segunda-feira (16), mostrou que a comercialização de açúcar orgânico no trimestre encerrado em junho foi 20,1% menor do que um ano antes, ficando em 12,7 mil toneladas. O executivo admitiu que o volume ficou “um pouco abaixo da expectativa”.

Cenário de preços

Para Rodrigo Penna de Siqueira, o cenário de preços de açúcar e etanol deve ser “bastante construtivo” em decorrência da quebra de safra no Brasil e da antecipação do aumento da mistura do etanol à gasolina na Índia. “As projeções são de déficit de açúcar para os próximos dois anos, e os estoques atuais já estão reduzidos”, afirmou na teleconferência. Na sua avaliação, o Centro-Sul brasileiro não deve recuperar a moagem de 600 milhões de toneladas nem na safra 2022/23, que começa em abril do ano que vem. “A seca prejudicou bastante os canaviais.”

O executivo afirmou que, no início desta safra, pensava-se que o mix de produção da companhia seria mais açucareiro, porém, a valorização do etanol trouxe um equilíbrio e, no momento atual, a empresa tem privilegiado o biocombustível. “Mas até agora houve momentos em que maximizamos açúcar e outros em que maximizamos etanol”, disse ele, afirmando que a empresa tem capacidade para dedicar mais de 70% da moagem ao etanol se necessário. Para o açúcar, o teto é entre 48% e 50%.

Quanto ao modo de comercialização, ele lembrou que a companhia vende açúcar convencional no mercado interno e exporta o orgânico, portanto a companhia não tem necessidade de fazer “washouts” (cancelamentos de contratos já fixados para exportação de açúcar) quando o etanol é mais lucrativo.

Por Augusto Decker

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

41 minutos ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

5 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

18 horas ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

18 horas ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

18 horas ago

Consulta pública para projeto rodoviário da Nova Raposo recebe quase 2 mil contribuições

A consulta pública do projeto da rodovia Nova Raposo, em São Paulo, contou ao todo…

18 horas ago