Press "Enter" to skip to content

Inter vê avanço no consumo de energia como positivo mas crise hídrica empaca setor

Dados mostram crescimento de 12,5% no consumo de energia em junho (Foto: Pok Rie/Pexels)

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com – O Banco Inter Unit (SA:BIDI11) considera que a recuperação do consumo de energia pós-pandemia está satisfatória. Levando em consideração a demanda, o banco espera que o quadro deva permanecer positivo até o fim do ano, apesar de que os níveis baixos dos reservatórios estejam pressionando de forma negativa o lado da oferta.

Em relatório, o Inter destaca dados apresentados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que apresentam um crescimento de 12,5% no consumo de energia em junho deste ano em comparação com o mesmo mês de 2020, quando o impacto das restrições causadas pela pandemia foi maior. Esse avanço foi motivado principalmente pela alta no consumo de ambiente livre (24,2% a/a) e da indústria (19,4% a/a).

A expectativa, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), é que em julho haja uma evolução próxima aos 2% na comparação anual. Já para agosto, a estimativa é de 3,2%, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Ainda assim, a baixa nos níveis dos reservatórios em um momento em que o consumo está crescendo faz com que o custo se torne mais elevado, em especial para o consumidor cativo que assume a conta integralmente pela correção do Reajuste Tarifário Anual e o sistema de bandeiras, que atualmente está em Vermelha Patamar 2, ou seja, o patamar mais caro.

Os reservatórios do sudeste e centro-oeste, o maior subsistema do país, encerraram julho com 24% de capacidade, cerca de 13 p.p. abaixo da média de 5 anos. O Custo Marginal de Operação (CMO) atingiu cifras próximas a 3 mil KWh, quase dobrando nas últimas três semanas, influenciado pelo maior nível de utilização das térmicas, devido ao efeito substituição de matriz energética.

Por outro lado, o Banco Inter destaca a boa performance da fonte eólica. Os dados oficiais da EPE mostram que no mês de junho a geração eólica correspondeu a cerca de 12,4% do total produzido, elevação de quase 1 p.p. na comparação anual. Já a ONS informou que no mês de julho houve níveis recordes de geração eólica, com valores próximos a 11 GWm produzidos.

Recomendações

Diante desse cenário, o Inter recomenda compra para as ações da Alupar (SA:ALUP11), EDP Brasil (SA:ENBR3), Ômega Geração (SA:OMGE3), Sanepar (SA:SAPR11) e Sabesp (SA:SBSP3). Já para a Aes Brasil (SA:AESB3), Copasa (SA:CSMG3), Engie Brasil (SA:EGIE3), Equatorial Energia (SA:EQTL3), Taesa (SA:TAEE11) e Isa Cteep (SA:TRPL4), a indicação é neutra.

Matéria originalmente publicada em Investing.com