Os principais mercados de ações internacionais iniciam a semana nesta segunda-feira (16) sob um movimento de realização de lucros diante de números fracos de atividade na China e tensão geopolítica.
Após uma semana de indicadores favoráveis nos Estados Unidos estimulando recordes em Wall Street, tanto vendas no varejo como produção industrial chinesas vieram piores do que o esperado.
Além disso, cresce o receio de deterioração adicional em razão de restrição de circulação por conta da alta de contágios pelo coronavírus.
Na Ásia, os mercados acionários fecharam na maioria em baixa nesta segunda-feira, após dados da China frustrarem a expectativa dos investidores. No Japão, o PIB veio um pouco acima do esperado, mas isso não foi suficiente para reverter o quadro de cautela predominante.
Investidores também monitoram as implicações geopolíticas do colapso repentino do governo do Afeganistão, após o Taleban tomar a capital Kabul, levando à debandada de forças dos EUA do país. Para analistas, há risco de a situação afetar a popularidade do presidente Joe Biden, que conduz uma agenda de estímulos à economia.
Por volta de 8h20 (horário de Brasília), os futuros dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuavam cerca de 0,2%. Já o índice europeu Euro Stoxx 600 perdia 0,5%.
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…