Mercados

Gestora Chess aposta em varejo, bancos, Petrobras e Bemobi na Bolsa

A aposta da gestora independente Chess Capital para o segundo semestre deste ano na Bolsa está nos setores de varejo, bancos e utilities (energia elétrica e saneamento), que devem se beneficiar principalmente da reabertura econômica decorrente da vacinação contra a Covid-19, além de empresas que tendem a apresentar um bom desempenho por conta de fatores micro, ligados à gestão ou a oportunidades de mercado, como a Petrobras (PETR3, PETR4) e a empresa de tecnologia Bemobi (BMOB3), conforme a análise de Vicente Zuffo, CIO da casa.

Ao passo que o Brasil supera o período mais crítico da pandemia, cresce a expectativa pela retomada do varejo físico, ao mesmo tempo que a consequente retomada do emprego e do consumo deve beneficiar os resultados dos bancos, impulsionados ainda pela taxa Selic em alta, o que possibilita o aumento do spread bancário. O setor de utilities, que engloba empresas de energia elétrica e saneamento, ainda enfrenta os desafios trazidos pela crise hídrica, mas, de acordo com a análise da equipe da Chess, deve passar por um período de recuperação a partir da época de chuvas, entre o final deste ano e o início do próximo.

Olhando para um horizonte de tempo mais longo, o CIO destaca que a agenda de reformas que vem sendo discutida tanto no Palácio do Planalto quanto no Congresso Nacional já se tornou uma demanda da população, e deve ser continuada independentemente de ruídos políticos.

De olho nesse cenário, Zuffo comenta que a carteira do fundo de investimento da gestora, o Chess Alpha FIC FIM, segue bastante concentrada em renda variável, refletindo o otimismo da casa com as oportunidades trazidas pelo atual momento econômico e com os resultados sólidos que vem sendo reportados por muitas empresas com capital aberto na B3.

Varejo

Vicente Zuffo destaca que as posições em varejo na carteira do fundo são bastante diversificadas, “com exposição grande a shoppings, um pouco de e-commerce e varejo físico, como a Petz (PETZ3), por exemplo, que é um case diferente, um nicho que está crescendo bastante. Temos também varejo ligado a shoppings, com Lojas Renner (LREN3) e Burguer King (BKBR3), lojas que têm a maioria de sua rede dentro de shoppings”. 

Sobre o e-commerce, Zuffo avalia que houve uma mudança nos hábitos de consumo da população durante a pandemia, o que acelerou o crescimento do varejo digital uma vez que “o brasileiro aprendeu a comprar on-line”. “Gostamos de tudo que é e-commerce, temos Via (VVAR3) na carteira, tivemos Mercado Livre (MELI34) por um bom tempo, saímos, mas estamos ‘namorando’ para voltar a incluir a empresa em nossa carteira, gostamos de Magazine Luiza (MGLU3), e Lojas Americanas (LAME3, LAME4) nós também temos na carteira.”

Ao ser questionado sobre a perspectiva para a reabertura econômica no Brasil, o CIO ressaltou a situação privilegiada na qual o Brasil se encontra se tratando de vacinação, já que o país não possui um grande movimento “anti-vacina” como muitas nações desenvolvidas, especialmente os Estados Unidos. “Aqui no Brasil isso não é tão forte, portanto logo devemos chegar à marca de 70% da população adulta vacinada, superando os EUA”, complementa.

Commodities metálicas

Na visão de Zuffo, o setor de commodities se divide entre segmentos que podem sustentar os preços mais elevados e outros que podem passar por baixas, mas o CIO acredita que o momento de alta vertiginosa já passou. Ainda assim, os preços elevados das commodities, especialmente das metálicas, prometem garantir resultados sólidos para as empresas do setor, que devem seguir distribuindo dividendos generosos.

A equipe da Chess avalia que, caso os preços se mantenham nos níveis atuais, mineração e siderurgia é um bom setor para se ter na carteira, mas o momento demanda certa cautela. “Nós já não temos mais posição em mineradoras em nossa carteira, mas tivemos durante o ano passado, e de agora em diante, qualquer retração dos preços de minérios pode impactar os preços das ações, o que nos deixa um pouco mais reticentes com relação a grande parte do setor de commodities.”

Petrobras

Em meio à discussão acerca do risco de interferência governamental na Petrobras em fevereiro deste ano, a Chess mais que dobrou sua posição na companhia, uma operação que se mostrou acertada conforme a petrolífera seguiu apresentando resultados sólidos sem realizar grandes mudanças em sua política de preços após a troca de comando.

O general Joaquim Silva e Luna também deu continuidade à política bem-sucedida de desinvestimentos em todas as áreas que não são “core business” da empresa, que é a exploração e produção de petróleo em águas profundas, atualmente focada principalmente no pré-sal, iniciada na gestão de Pedro Parente e mantida por Roberto Castello Branco. 

Agora, chama a atenção a possibilidade de aumento dos dividendos distribuídos aos acionistas pela empresa caso a meta de redução do endividamento a um patamar inferior a US$ 60 bilhões seja atingida. “Atingindo essa meta, a companhia consegue destravar um pagamento muito significativo de dividendos, e talvez seja por conta disso que o preço das ações segue defasado, os investidores ainda estão esperando a redução da dívida, para ir às compras após uma definição mais clara sobre o assunto.”

Bemobi

Zuffo define a Bemobi como “uma empresa de tecnologia à brasileira”, que possui uma plataforma de serviços para apps, como uma app store, mas focada na baixa renda, em um público que utiliza telefones pré-pago, possuindo um modelo de cobrança interessante, que desconta diretamente das operadoras via parcerias, e não do cliente final. 

Apesar de ter obtido sucesso em sua oferta inicial de ações (IPO), captando R$ 1,26 bilhão, e de estar presente atualmente em mais de 30 países, a Bemobi é uma empresa que fica de fora do radar de muitos investidores. A equipe da Chess, porém, avalia que a companhia deve passar por uma operação de fusão ou aquisição em breve, “alguma compra ou parceria grande, que pode destravar um grande valor para a empresa”. Portanto, os analistas não estão de olho apenas nos resultados, mas em algum guidance ou alguma pista sobre um possível transação.

LEIA MAIS Bemobi compra operadora M4U da Cielo; ações sobem

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

João Marinho

Recent Posts

Latam amplia em 12% voos no Brasil em 2025, com quatro novas rotas domésticas

A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…

31 minutos ago

ANP aprova acordo de cooperação com Serpro no âmbito do RenovaBio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…

33 minutos ago

Correção: Lula faz evento para tornar oficial programa de repactuações de rodovias

A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…

3 horas ago

Brasil vive momento histórico sobre concessões, com melhor entendimento público, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…

4 horas ago

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…

5 horas ago

Claro lança oferta de celular para fisgar público que ainda não aderiu ao 5G

A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…

5 horas ago