A Via (dona da Casas Bahia e do Ponto) apresentou lucro líquido de R$ 132 milhões no segundo trimestre de 2021, alta de 103% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o lucro líquido comparável para os “efeitos do incentivo de subvenção relacionado a anos anteriores” foi de R$ 45 milhões. Esse resultado reverte o prejuízo líquido operacional de R$ 176 milhões, registrado um ano atrás.
Por outro lado, o Ebitda foi de R$ 391 milhões, uma queda de 26,5% em relação ao mesmo período de 2020. A companhia pondera, porém, que o resultado de 2020 tinha o efeito de crédito transitado em julgado de ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS no valor de R$ 241 milhões. O Ebitda ajustado, por sua vez, foi de R$ 485 milhões no período, 54,4% a mais do que no segundo trimestre de 2020.
A margem Ebitda, indicador de rentabilidade, ficou em 6,2%, 0,2 ponto porcentual superior à de um ano atrás. “A boa notícia é que já temos 65% do nosso GMV (vendas totais) vindo do online. Já fazemos R$ 1,7 bilhão de GMV no marketplace e a nossa margem não sofreu”, disse o CEO da companhia, Roberto Fulcherberguer, ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
O volume bruto total de mercadorias da companhia (GMV) ficou em R$ 11,4 bilhões de reais. As vendas digitais se dividem entre os produtos vendidos diretamente pela Via (1P), cujas vendas cresceram 7% em faturamento, e os produtos de terceiros, vendidos no shopping virtual da empresa. Nessa última categoria, o marketplace, a alta foi de 85%, chegando a R$ 1,7 bilhões vendidos.
Nas lojas físicas, a receita bruta do trimestre foi de R$ 4,8 bilhões, uma alta de 120% em relação a um ano atrás. “No mês de abril, cerca de 57% das lojas permaneceram fechadas por conta das restrições de funcionamento em diversas regiões do país de modo que a receita bruta das lojas físicas no segundo trimestre ainda não alcançaram o potencial, mas ainda assim cresceram 124% na comparação anual. No critério mesmas lojas o desempenho foi positivo em cerca de 126% no período”, diz a companhia.
Segundo o diretor financeiro da Via, Orival Padilha, o fechamento de lojas do segundo trimestre de 2020 foi mais severo do que o observado neste trimestre. A receita líquida ficou em R$ 7,8 bilhões, alta de 49,2% em relação ao mesmo período de 2020.
Por Talita Nascimento
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…