Press "Enter" to skip to content

Taxas curtas e médias do Tesouro Direto sobem com risco fiscal e inflação

O risco de rompimento do teto de gastos traz instabilidade para os mercados (Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos com vencimentos curtos e médios disponíveis para compra no Tesouro Direto avançavam nesta segunda-feira (2), enquanto a remuneração dos títulos com vencimentos mais longos tinha viés de queda.

Esse movimento reflete a preocupação com a alta da inflação no Brasil às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o que impedia o recuo dos juros curtos e médios. Soma-se a isso o risco de abandono do teto de gastos após as últimas falas do presidente Jair Bolsonaro, que defendeu um aumento do endividamento público para sustentar gastos com programas sociais e uma possível extensão do auxílio emergencial.

O dólar, por sua vez, recuava ante o real, com maior apetite por ativos de risco nos mercados internacionais e um movimento de realização de lucros por investidores que estavam “comprados” na moeda norte-americana. Ainda assim, a queda do dólar não era suficiente para trazer alívio às taxas mais curtas do Tesouro Direto, que eram impactadas pela piora das projeções do Boletim Focus para a inflação em 2021, que subiu de 6,56% para 6,79%.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 8,78% ao ano, de 8,71% na sexta-feira (30). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 9,08%, ante 9,04% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,05%, ante taxa de IPCA mais 4,00% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 4,30% ao ano, em comparação com IPCA mais 4,29% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta segunda-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *