Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto sobem com risco fiscal e alta do dólar

Investidores temem que a expansão do Bolsa Família seja financiada com recursos de fora do teto de gastos (Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto subiam nesta sexta-feira (30), acompanhando a alta dos juros futuros e a valorização do dólar ante o real em meio à aversão ao risco no exterior.

Lá fora, investidores monitoram a alta de casos de Covid-19 na Ásia, e predomina o clima de cautela nos mercados do continente em meio à ofensiva regulatória do governo chinês, que causou perdas bilionárias nos mercados de educação e tecnologia. Em meio a esse clima aversão ao risco, o dólar ganhava força, impulsionado ainda pelas cobranças de investidores comprados em contratos cambiais.

No cenário doméstico, pesa o risco fiscal com a possibilidade de financiamento do novo Bolsa Família com recursos de fora do limite imposto pelo teto de gastos. Além disso, preocupa a alta taxa de desemprego no País, que chegou a 14,6% no trimestre encerrado em maio. Outro dado relevante é o resultado do setor público consolidado em junho, que registrou déficit primário de R$ 65,508, de acordo com o  Banco Central (BC). Esses fatores contribuíam para a alta das taxas de juros.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 8,51% ao ano, de 8,46% na quinta-feira (29). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 8,82%, ante 8,78% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 3,94%, ante taxa de IPCA mais 3,89% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 4,25% ao ano, em comparação com IPCA mais 4,21% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta sexta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *