Press "Enter" to skip to content

Investimentos: Fundos de Ações ou Fundos Multimercados?

O que é melhor na hora de investir? (Foto: Gino Crescoli/Pixabay)

Quem não está pronto para entrar de vez na compra e venda de ações, mas ainda sim quer ter controle e retorno dos seus investimentos, os fundos de renda variável aparecem como a melhor opção. Mas como escolher entre tantas opções no mercado? Para te ajudar a decidir, fomos perguntar para Beto Assad, analista de ações e consultor financeiro para o Kinvo

“Depende do perfil de risco da própria pessoa. Apesar dos fundos multimercados serem fundos de renda variável, tendem a ser bem menos voláteis que um fundo de ações”, explica o analista de ações.

“Se está preocupada em ter uma rentabilidade mais consistente, sem picos de alta ou baixa, pode procurar um fundo multimercado. Se ela quer ganhar um pouco acima da taxa de juros, ou quer ganhos acima da média, mas aceita ficar um tempo para trás se as coisas não andarem, vai para as ações.”

Em todos os casos, é fundamental prestar atenção no histórico de volatilidade do fundo. Mesmo no caso do multimercado. “Ver qual grau de alavancagem, até para ter uma ideia de saber se está entrando um fundo multimercado que é mais arrojado. Que vai dar mais calor com o sobe-e-desce, ou com uma curva mais estável.”

Comece devagar

Sua dica é: comece devagar. Mesmo as pessoas que se acreditam mais arrojadas, podem ficar surpresas com o próprio comportamento quando as coisas começarem a não ir tão bem. 

“Entrou um momento ruim, caiu, como a pessoa vai se sentir? A psicologia é importante. Uma coisa é colocar no papel prevendo uma situação, outra é como vai se sentir quando aquilo acontecer”, afirma Assad. “As pessoas, às vezes, não fazem ideia de como vão se comportar até passarem por uma situação.”

“Todo mundo fala uma coisa. Mas na hora que o mercado, como no ano passado, cai 40% contra sua posição, é difícil ter essa frieza para analisar números”, aconselha. “Comece devagar e vá aumentando a mão, fazendo um balanceamento de carteira,  conforme o mercado for andando contra ou a seu favor e você se sentir bem para fazer aquilo.”

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *