Press "Enter" to skip to content

Abear: demanda doméstica em junho foi 31,8% menor do que junho de 2019

Taxa de ocupação das aeronaves ficou em 80,9% em junho, recuo de 0,8 ponto porcentual (Foto: Joel santana Joelfotos/Pixabay)

A demanda por voos domésticos em junho, medida em passageiros-quilômetro transportados (RPK), registrou queda de 31,8% em relação a igual intervalo de 2019, nível pré-covid, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), compilados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

A oferta, calculada em assentos-quilômetro oferecidos (ASK), foi 31,2% menor na mesma base de comparação. A taxa de ocupação das aeronaves ficou em 80,9% em junho, recuo de 0,8 ponto porcentual.

De acordo com a Abear, no total, 4,2 milhões de passageiros embarcaram no período, uma queda de 39,4% na comparação com o nível pré-covid. No mercado internacional, a demanda (RPK) teve queda de 85% na mesma base e a oferta, 67%. O aproveitamento dos aviões foi de 39,1%, redução de 46,7 pontos porcentuais.

Já a demanda por voos domésticos (RPK) em junho registrou crescimento de 19,2% sobre maio. A oferta (ASK) teve aumento de 21% na mesma base de comparação. No mercado internacional, o RPK avançou 25,2%.

Em junho, o transporte aéreo de carga e correio teve queda de 5,9% em relação ao mesmo período de 2019. No mercado internacional, houve avanço de 4,8% na mesma base.

Por Juliana Estigarríbia

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *