Renda Fixa

Taxas do Tesouro Direto recuam, apesar do cenário político incerto

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto recuavam nesta terça-feira (20), apesar de ruídos políticos abalarem o humor dos mercados.

O cenário político brasileiro gerava cautela nos mercados, com o presidente Jair Bolsonaro voltando a atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso e as urnas eletrônicas, em meio à sua campanha pelo voto impresso nas eleições de 2022. O presidente afirmou ainda que pretende vetar o aumento do fundo eleitoral para R$ 5,7 bilhões previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o que fez com que o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL), pedisse acesso integral ao teor dos mais de 100 pedidos de impeachment contra Bolsonaro.

Com esse cenário de incerteza política, o dólar tinha viés de alta ante o real, apesar da tendência de queda da moeda norte-americana frente divisas emergentes ligadas a commodities. O recuo dos juros dos Treasuries contribuía para o recuo do dólar no exterior.

Além disso, o Tesouro Nacional leiloa, nesta terça-feira, títulos públicos do tipo Tesouro IPCA+ com vencimentos para 2024, 2028 e 2040.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 recuava a 8,14% ao ano, de 8,19% na segunda-feira (20). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 8,54%, em comparação com 8,59% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 3,63%, ante IPCA mais 3,65% na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 recuava a IPCA mais 4,08% ao ano, de 4,10% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta terça-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

João Marinho

Recent Posts

Aneel deve aprovar novas regras de subsídios na tarifa de energia até abril de 2025, diz Zymler

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler informou ao Broadcast (sistema…

2 horas ago

UE entra com pedido para OMC analisar tarifas da China sobre conhaque europeu

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), entrou no domingo, 24, com um…

2 horas ago

Lira expressa incômodo com protecionismo europeu, especialmente da França, contra Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, expressou nesta segunda-feira, 25, sua preocupação e…

3 horas ago

Tentativas de fraudes no e-commerce crescem 27,35% em outubro, mostra Equifax BoaVista

As tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro aumentaram 27,35% em outubro de 2024, segundo…

3 horas ago

Em SP, Tony Blair diz que empresas vão ter que usar IA e que não haverá outro caminho

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, ao participar em São Paulo de evento da…

3 horas ago

Barroso suspende julgamento bilionário envolvendo distribuidoras e consumidores de energia

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista no julgamento…

3 horas ago