Press "Enter" to skip to content

Alta da inflação nos EUA ofusca resultados e Bolsa cai

Política e reforma tributária estão no radar dos investidores (Foto: Espaço B3/Divulgação)

O principal índice de ações da Bolsa brasileira iniciou o pregão desta terça-feira (13) em queda, refletindo um movimento de ajuste após alta de 1,7% na véspera e acompanhando as desvalorizações em Wall Street diante de temores sobre inflação.

Os índices futuros indicam um pregão negativo das bolsas norte-americanas, com investidores receosos pela maior alta da inflação ao consumidor nos Estados Unidos desde 2008: o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) variou 0,9% em junho na comparação com o mês anterior (+0,6%) e o resultado ficou acima da previsão de economistas (+0,5%).

Por ora, o dado acima das expectativas deixa em segundo plano o início da temporada de resultados corporativos nos EUA, com o JPMorgan superando as projeções de analistas graças ao recuo das provisões contra inadimplência.

Inflação no Brasil

Inflação também está no radar no Brasil. Após a divulgação da alta de 1,2% do setor de serviços em maio, segundo o IBGE, cresce a percepção de que a reabertura já está gerando crescimento econômico. Mas do lado do copo meio vazio, também repercute na perspectiva para o nível geral de preços.

“Se confirmado bons dados amanhã no IBC-Br muito provavelmente devemos rever para cima a nossa projeção de Selic de 6,5% para 7%. Vale notar que nossa projeção de IPCA está em 6,5% para o final deste ano na esteira de certa persistência inflacionária e de eventos exógenos como a crise hídrica”, afirma o economista-chefe da corretora Necton, André Perfeito.

Política

Também no radar nesta sessão, o deputado Celso Sabino, relator da reforma tributária, pode apresentar nesta terça-feira uma versão preliminar de seu parecer, incluindo possíveis alterações na alíquota do IRPJ e retomada da isenção nos rendimentos de fundos imobiliários.

Além disso, “a CPI da Pandemia retoma seus trabalhos nesta semana com série de depoimentos sobre as negociações para compras de vacina pelo governo federal. Os avanços da comissão, além do inquérito aberto pela Polícia Federal, mantêm o governo sob pressão. Jair Bolsonaro visitou ontem o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo, e fez fala em tom mais moderado, mas o ambiente político segue contaminado pelos episódios”, avalia a equipe da XP, em nota a clientes.

Neste contexto, o Ibovespa operava em baixa de 0,45%, aos 127.016 pontos, no início do pregão na B3.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *