Press "Enter" to skip to content

Ibovespa sobe após feriado em dia de cautela externa

Desdobramentos da CPI e reforma tributária seguem no radar (Foto: Espaço B3/Divulgação)

O principal índice de ações da B3 reabre em alta na volta do feriado nesta segunda-feira (12), refletindo um ajuste frente aos ganhos dos papéis brasileiros na Bolsa de Nova York na sexta-feira (9), o ajuda a impulsionar o Ibovespa apesar da cautela externa.

Lá fora, investidores estão cautelosos neste início de semana, atentos a contaminações pela variante delta da Covid-19 e à espera do início da temporada de divulgação de resultados do segundo trimestre nos Estados Unidos, com grandes bancos norte-americanos, como JPMorgan e Goldman Sachs, inaugurando a safra na terça-feira (13).

O mercado buscará nos balanços corporativos sinais atualizados do vigor da recuperação econômica. Há um certo receio entre investidores sobre o tema crescimento, inclusive com o corte no compulsório bancário da China sendo visto tanto sob o prisma do copo meio cheio (mais crédito disponível para empresas) quanto do vazio (o porquê de mexer neste instrumento). 

“Com relação à variante delta do coronavírus, apesar da alta no número de casos, este crescimento ainda não está sendo acompanhado por uma alta significativa das internações e óbitos, o que, junto do maior número de vacinados, sinaliza que estamos diante de um problema bem mais pontual do que estrutural para o crescimento”, avalia a equipe de análise da corretora Guide Investimentos, em relatório.

Ruídos políticos

No cenário doméstico, os desdobramentos da CPI da Pandemia e as discussões sobre a reforma tributária continuam no radar, assim como os embates que têm ocupado as manchetes entre Executivo, Congresso e Supremo Tribunal Federal.

“A CPI da Pandemia retoma seus depoimentos a partir de amanhã, com foco nas negociações sob suspeita para compra de vacinas pelo Ministério da Saúde. A sequência deve manter o governo sob pressão, e se soma ao ambiente político tumultuado depois das declarações do presidente Jair Bolsonaro – rebatidas pelo Congresso e pelo Supremo – que colocavam em xeque a realização das eleições de 2022”, escreve a XP Investimentos, em nota.

Neste contexto, por volta de 10h15 (Brasília), o Ibovespa subia 0,68%, aos 126.281 pontos. No exterior, o índice europeu Euro Stoxx 600 subia 0,2% e, em Nova York, os futuros dos índices Dow Jones e S&P 500 recuavam cerca de 0,3%, enquanto o futuro do Nasdaq ganhava 0,4%.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *