Mercados

Bolsas dos EUA fecham em alta, com recuperação após cautela por Covid

As bolsas de Nova York fecharam em alta hoje, com o mercado acionário se recuperando das perdas do pregão anterior, quando predominou a aversão a risco. A cautela nos últimos dias foi em grande parte inspirada pela preocupação com a variante delta do coronavírus, o que foi parcialmente amenizado com a notícia de que a Pfizer pedirá autorização para a aplicação de uma terceira dose de sua vacina contra a covid-19 nos Estados Unidos.

Ações ligadas a viagens, como as de companhias aéreas subiram. Outro setor que avançou foi o financeiro, com bancos acompanhando a recuperação nos rendimentos dos Treasuries. Neste cenário, os três principais índices acionários renovaram recordes históricos de fechamento.

O índice Dow Jones avançou 1,30%, a 34.870,16 pontos, o S&P 500 subiu 1,13%, a 4.369,55 pontos, e o Nasdaq teve alta de 0,98%, a 14.701,92 pontos. Na semana, houve avanço de 0,24%, 0,40% e 0,43%, respectivamente.

“Grande parte da fraqueza desta semana nas ações resultou do aumento dos casos de coronavírus em vários países, então as notícias de ontem de que a Pfizer está planejando começar a testar uma injeção de reforço específica para a delta forneceram otimismo para vencer a guerra contra a covid-19”, avalia Edward Moya, analista da Oanda.

A Pfizer pedirá autorização em agosto nos EUA para a aplicação de uma terceira dose de sua vacina. Segundo a farmacêutica, outra injeção do imunizante, meses após as duas primeiras, poderia aumentar “drasticamente” a imunidade e talvez proteger contra novas cepas do coronavírus. Hoje, as ações da empresa tiveram alta de 0,92%.

Com o otimismo, aéreas recuperaram parte das perdas dos últimos dias, e American Airlines (+2,65%), Delta Airlines (+2,02%) e United Airlines (+2,90%) avançaram. Além disso, empresas de hospedagem, como Airbnb (+4,99%) e Booking Holdings (+1,44%) registraram ganhos.

O setor bancário, que foi um dos mais penalizados ontem, liderou os ganhos no S&P 500, com avanço de 2,87%. Wells Fargo (+3,76%), Bank of America (+3,25%), Citigroup (+2,58%), JPMorgan (+3,20%) tiveram avanços.

O presidente dos EUA, Joe Biden, assinou nesta sexta-feira um decreto que, segundo a Casa Branca, tem o objetivo de aumentar a competição entre as empresas do país. Durante um discurso, o democrata afirmou que a medida fortalecerá as leis antitruste americanas e disse que há “muita concentração” no setor das chamadas “big techs”. Ainda assim, o setor contou com altas importantes, como Facebook (+1,38%) e Apple (+1,31%).

Outra recuperação importante foi no setor de energia, com petroleiras acompanhando a alta do barril, impulsionada pela desvalorização do dólar. Chevron (+1,43%) e ExxonMobil (+1,81%) avançaram. Por outro lado, as ações da Biogen recuaram 2,95%, em sessão que contou com a notícia de que seu polêmico medicamento contra Alzheimer terá um custo maior do que anteriormente havia sido anunciado.

Por Matheus Andrade

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Ex-CEO da Americanas pedia balanços fraudados em pendrive para não ser descoberto

O Ministério Público Federal (MPF) afirma ter encontrado provas "inequívocas" da participação do ex-CEO das…

11 horas ago

Ibram diz ter legitimidade para propor ações em favor do desenvolvimento do setor

Citado em pedido de liminar, na Justiça inglesa, de municípios atingidos pelo desastre de Mariana,…

11 horas ago

BTG Pactual nega oferta de proposta de solução de crédito à Americanas

O BTG Pactual nega "veementemente" ter indicado à Americanas, em recuperação judicial, quaisquer soluções e/ou…

12 horas ago

Sabesp: Equatorial foi único investidor de referência a entregar documentação em privatização

Única empresa a entregar proposta por 15% de participação na Sabesp, a Equatorial foi qualificada…

13 horas ago

Sabesp: Equatorial propôs preço mínimo de R$ 67 por ação para ser acionista de referência

A Equatorial propôs preço mínimo de R$ 67 por ação da Sabesp para ser investidor…

13 horas ago

Visa diz que trabalha com Senacom para envio de informações sobre ajuste de tarifas

A Visa informou que já está trabalhando com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) para…

14 horas ago