Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto sobem com denúncias de corrupção e pressão por impeachment

Investidores seguem atentos aos desdobramentos da CPI da Covid e às novas denúncias contra o presidente Bolsonaro (Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto subiam nesta terça-feira (6), acompanhando o movimento dos juros futuros e do dólar.

A alta dos juros futuros, por sua vez, se dá em meio aos ruídos políticos em torno da investigação promovida pela CPI da Covid instalada no Senado sobre supostas irregularidades por parte do Ministério da Saúde na compra de vacinas contra a Covid-19, além da divulgação de gravações que indicariam o envolvimento do presidente Jair Bolsonaro com um esquema de “rachadinhas” enquanto ainda era deputado federal. A CPI da Covid ouve hoje Regina Célia Silva Oliveira, a fiscal de contratos do Ministério da Saúde que autorizou a compra da Covaxin.

O dólar também é impactado pela instabilidade política no cenário doméstico, e segue ainda a tendência de alta do exterior na volta do feriado nos Estados Unidos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, tentou amenizar a situação dizendo à rádio Jovem Pan que não há justificativa para votar um processo de impeachment contra Bolsonaro, mas os mercados seguem receosos. Investidores também acompanham a situação fiscal brasileira após o presidente editar o decreto que prorroga o auxílio emergencial por mais 3 meses.

Além disso, o Tesouro Nacional oferta nesta quinta-feira títulos públicos do tipo Tesouro IPCA+ com vencimentos para 2024, 2028 e 2040.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 8,31% ao ano, de 8,27% na segunda-feira (5). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 8,72%, em comparação com 8,66% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 3,76%, ante IPCA mais 3,74% na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 4,12% ao ano, de IPCA mais 4,09% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta terça-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *