As exportações brasileiras bateram recorde no primeiro semestre, quando foram vendidos ao exterior US$ 136,7 bilhões, um aumento de 35,8% em relação ao mesmo período de 2020. De acordo com dados do Ministério da Economia, o saldo comercial dos primeiros seis meses do ano, de US$ 37,5 bilhões, também é o maior da série histórica, que tem início em 1989.
“A variável que mais influencia nas exportações é o crescimento da economia mundial como um todo. Há um volume maior exportado e preços em alta no mercado internacional”, afirmou o subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Herlon Brandão. “A China é o principal importador, principalmente de minério de ferro, mas observamos aumento generalizado nos destinos de exportações.”
No período, as importações brasileiras também cresceram (26,6%) na mesma base de comparação. “Com expectativa de crescimento de mercado, demandamos mais insumos, matérias primas, adubos e há aquecimento de demanda por eletroeletrônicos”, completou Brandão.
Destinos
Ele ressaltou que as vendas de produtos brasileiros cresceram para todos os principais destinos no primeiro semestre, com aumento de 37,8% para a China, 33,2% para os Estados Unidos e 57,5% para a Argentina.
Por Lorenna Rodrigues
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…