Renda Fixa

Taxas do Tesouro Direto sobem com cenário político instável

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto subiam nesta quarta-feira (30), corrigindo as quedas dos últimos dias e refletindo maior preocupação com o cenário político brasileiro em meio aos desdobramento da CPI da Covid no Senado.

O movimento se dá em linha à subida dos juros futuros, também impactados pelo cenário político instável e pela apuração de supostas irregularidades na compra de vacinas pelo Ministério da Saúde na CPI da Covid. Além disso, a valorização do dólar ante o real contribui para a alta das taxas, enquanto investidores avaliam o dado de criação de postos de trabalho nos Estados Unidos e aguardam outros indicadores econômicos norte-americanos.

Além disso, foi divulgada pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a taxa de desemprego no trimestre encerrado em abril, que ficou em 14,7%, em linha com as projeções. E o Banco Central também divulgou o resultado do setor público consolidado em maio, com déficit primário de R$ 15,541 bilhões, menor que as estimativas.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 8,05% ao ano, de 7,99% na terça-feira (25). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 8,43%, em comparação com 8,36% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 3,77%, ante IPCA mais 3,71% na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 4,14% ao ano, de 4,09% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta quarta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

João Marinho

Recent Posts

Angola, Coreia do Sul, México, Reino Unido e Rússia abrem mercados para produtos do Brasil

O Brasil poderá exportar erva-mate, DDGs (grãos secos de destilaria, subproduto do etanol de milho)…

9 horas ago

Aneel empata votação sobre conversão de contratos de usina vendidas pela Eletrobras para Âmbar

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ficou com votação empatada nesta sexta-feira, 27, em…

10 horas ago

Votação sobre Amazonas Energia volta na terça-feira, por força de regimento, diz Aneel

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse que a votação…

10 horas ago

Para Aneel, aparentemente nova proposta da Âmbar também não estaria em total acordo

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, avaliou nesta sexta-feira, 27,…

11 horas ago

Cebds lidera adesão de 54 empresas brasileiras a metas climáticas mais ambiciosas

Cinquenta e quatro empresas brasileiras, lideradas pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds),…

11 horas ago

Aneel: Há reunião solicitada pela Casa Civil e Fazenda para tratar da Amazonas Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira, 27, que há reuniões solicitadas…

11 horas ago