Press "Enter" to skip to content

Gestora Chess prevê Bolsa em alta e dólar em queda no 2° semestre

A gestora enxerga que o momento de inflação elevada nos Estados Unidos e na Europa é temporário e deve desacelerar com a reabertura da economia (Foto: Shutterstock)

O mercado brasileiro deve se beneficiar da reabertura econômica decorrente da vacinação contra a Covid-19, apesar do impacto da alta da inflação e da crise hídrica iminente, segundo a análise de Thais Mariane Guapyassu, sócia-fundadora e diretora de risco e compliance da Chess Capital, gestora independente fundada em 2020.

Em entrevista ao Mercado News, a diretora falou sobre a visão da Chess, que pauta sua estratégia de investimentos na análise macroeconômica, para o atual momento dos mercados, além de abordar a influência do cenário econômico nacional e internacional sobre a carteira do fundo de investimentos da gestora, o Chess Alpha FIC FIM.

Mercado brasileiro

Questionada sobre a perspectiva para o desempenho da Bolsa no segundo semestre de 2021, Thais Mariane Guapyassu disse enxergar um momento de “bull market”, ou seja, de tendência de valorização dos papéis. Essa tendência é ditada pela valorização das commodities, que devem seguir com preços altos, pelo avanço da vacinação no País e, principalmente, pela percepção de que a alta da inflação nos Estados Unidos é um fenômeno temporário, e não permanente.

Sobre a crise hídrica, a análise da Chess Capital é que o fenômeno deve ter impacto sobre a inflação doméstica, tornando ainda mais difícil o cumprimento da meta para 2021. Entretanto, um eventual surto inflacionário em decorrência da crise hídrica também deve ser um fenômeno temporário na visão da gestora.

A diretora também destaca que o desempenho da economia brasileira em 2021 vem sendo significativamente superior àquele registrado no ano passado, mostrando que a população vem conseguindo lidar com a pandemia em meio à expectativa de imunização. “Acreditamos que a Bolsa deve seguir renovando máximas e que o dólar deve seguir em queda no segundo semestre”, conclui. 

Estados Unidos

Com a vacinação em estágio avançado e a economia sendo reaberta, os Estados Unidos já dão os primeiros passos no caminho da superação da pandemia. Ainda assim, a alta da inflação no país preocupa, e gera ruídos sobre a possível retirada antecipada dos estímulos monetários promovidos pelo Federal Reserve, o que impactaria os mercados a nível global.

Quando vemos as conversas do Federal Reserve em torno de ajustes de política monetária, sobre tapering, entendemos que essas conversas serão constantes a partir de 2022″, diz a diretora. Na sua visão, os bancos centrais ainda não têm razões tão fortes para desfazer as políticas monetárias expansionistas aplicadas em virtude da pandemia, criando um cenário no qual países emergentes podem se beneficiar da alta liquidez internacional.

Além disso, Guapyassu chama a atenção para o movimento de migração do consumo de bens para o consumo de serviços que deve ocorrer nos EUA com a reabertura econômica, aliviando a pressão sobre a inflação de bens.

Teses de investimento

Se tratando da estratégia atual do Chess Alpha FIC FIM, a diretora destaca que a carteira do fundo tem hoje uma grande exposição à Bolsa e ao dólar, estabelecendo um paralelo com o EWZ, também conhecido como “Ibovespa Dolarizado”, um fundo de índice (ETF) composto majoritariamente por ações. “Nossa carteira hoje é praticamente um EWZ alavancado em dólar, a nossa correlação com o EWZ é gigantesca.”

Na hora de selecionar os ativos que entram para a carteira do fundo, a Chess opta por uma análise dos segmentos que tendem a performar melhor, em vez de olhar apenas para quais os papéis com maior potencial de alta. Assim, a diretora menciona que o fundo tem posições relevantes no setor financeiro, com papéis de bancos que sofreram grandes descontos com a pandemia e ainda não se recuperaram completamente, o que pode significar uma oportunidade de valorização com a retomada da economia.

Outro setor que se destaca é o varejo, com empresas como Iguatemi, CVC e Via, que deve ser beneficiado pela reabertura do varejo físico e pelo crescimento projetado do e-commerce. Já o setor de commodities é visto pela Chess como mais defensivo, com a gestora mantendo posições em empresas mais sólidas, como Vale e Petrobras. O Chess Alpha FIC FIM investe ainda no segmento educacional com a Cogna, empresa que, na análise da equipe do fundo, tem condições de obter bons resultados ao longo do segundo semestre.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *