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Entrevista: Eletromidia acelera expansão de ativos digitais em edifícios residenciais

Eletromidia possui um inventário de mais de 60 mil faces em 18 estados e 78 cidades (Foto: Eletromidia/Divulgação)

Mesmo em cenário desafiador, com menor circulação de pessoas diante da pandemia de Covid-19, os resultados do painel de marketing e veículos demonstraram que o OOH (“out of home”) permanece como uma das principais projeções de investimento publicitário em 2021, afirmou o CEO da Eletromidia (ELMD3), Eduardo Alvarenga, em entrevista ao Mercado News, o que alimenta perspectivas positivas para o mercado de publicidade no meio urbano.

Alvarenga disse que a companhia acelerou a expansão de ativos digitais em edifícios residenciais no primeiro trimestre. “Foram mais de 300 contratos com novos pontos representando um aumento de 8% da nossa base atual só nesta nossa vertical de produtos”, contou o executivo da empresa que conquistou 100% de cobertura no aeroporto de Congonhas. “Para os próximos meses, nossas expectativas é que essa tração só aumente também em outras frentes.”

Ele reiterou que os recursos obtidos por meio do IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) realizado na B3, no qual a Eletromidia captou R$ 668,6 milhões, irão para projetos de crescimento orgânico, novas concessões e licitações de contratos de mobiliário urbano e aeroportos, além de aquisições e investimentos em tecnologia.

A seguir, leia a entrevista com a Eletromidia:

Poderia falar um pouco sobre a empresa para apresentá-la aos leitores? 

A Eletromidia é uma empresa que conecta marcas a pessoas, iniciando conversas através de diversos pontos de contato ao longo da jornada diária dos consumidores. Hoje temos o orgulho em dizer que somos o maior veículo de mídia out of home do Brasil, com um inventário de mais de 60 mil faces em 18 estados e 78 cidades, que leva conteúdo, serviços e experiências com dinamismo, relevância e autenticidade impactando mais de 22 milhões de pessoas diariamente. Cerca de 66% do nosso portfólio é digital e capaz de entregar conteúdo através de tecnologia e inovação com agilidade. Estamos orgulhosos com o grande passo que demos neste ano tornando a Eletromidia a primeira companhia do segmento a ser listada na B3. Estamos trilhando um caminho muito promissor, entendendo que o OOH tem cada vez mais o papel e a possibilidade de transformar cidades e contribuir trazendo soluções para a vida das pessoas.

Como o senhor definiria o que é o modelo OOH?  

O OOH é a mídia que faz parte do dia a dia das pessoas, por isso tem uma importante relevância para as marcas alcançarem sua audiência nos trajetos fora de casa. No nosso caso, o impacto já começa antes mesmo da pessoa sair de casa, com nossas telas nos elevadores residenciais. Entregamos soluções e conteúdo relevante e de qualidade, impactando positivamente a rotina das pessoas, com tecnologia, assertividade e criatividade. A Eletromidia sempre busca se integrar, de forma genuína e orgânica, aos espaços da cidade e compor o caminho dos consumidores. Um ótimo e recente exemplo do que nós entendermos por transformar as cidades é o projeto chamado Trilhos Verdes, que visa transformar estações da Linha-9 Esmeralda da CPTM em São Paulo em espaços sustentáveis em conjunto com grandes marcas. O ponto de partida do projeto foi a inauguração da nova Estação Vila Olímpia, em parceria com o Santander. Este projeto conta com 1500 m² de área verde, placas fotovoltaicas, sistemas de reúso de efluentes entre outros serviços e comodidades para todos os usuários que passam pela estação. A ressignificação do que conhecemos por publicidade, um legado para a cidade e para as pessoas que por ali circulam.

Como tem sido esse início de jornada da B3? 

Iniciamos a jornada com a listagem da companhia na B3 no segmento de Novo Mercado, o mais elevado nível de governança corporativa da Bolsa. Estamos vivendo uma janela de oportunidade de expansão no mercado em que atuamos com múltiplas avenidas de crescimento. Acreditamos que nosso pioneirismo deve abrir caminho para outras empresas de comunicação que desejam negociar ações na Bolsa. Além de ser um ótimo indicador positivo para a nossa visão de contínuo crescimento e consolidação que sempre aspiramos para a nossa companhia.

Quais os principais pilares da companhia para entregar o crescimento indicado em seu prospecto? 

Os recursos obtidos com o IPO serão destinados a quatro pilares principais, com o objetivo de expandir os negócios e ampliar o nosso portfólio. Entre eles estão projetos de expansão orgânica já em andamento, novas concessões e licitações de contratos de mobiliário urbano e aeroportos, aquisições e investimentos em tecnologia. Movimentos que a Eletromidia já vinha fazendo nos últimos anos, mas que agora conseguimos fazer com mais velocidade para crescermos com consistência e garantindo as melhores oportunidades para nossos clientes.

Qual é a expectativa para o mercado OOH no pós-pandemia, considerando eventual risco de menor circulação em um mundo cada vez mais digital? 

É indiscutível que as transformações que passamos como sociedade nestes últimos meses, entre elas a Digital, estabeleceram novas dinâmicas nas vidas das pessoas. Mas a necessidade do convívio, a proximidade física e a circulação pela cidade ainda são insubstituíveis. Acreditamos e acompanhamos como um segmento fluído entre o universo real/físico e digital, que não há uma sobreposição e sim uma combinação entre eles. Na publicidade por exemplo, grandes players digitais vêm utilizando o OOH como uma plataforma importante para a disseminação de suas campanhas. A cada nova etapa de reabertura que passamos percebemos um impacto direto quase que imediato, por isso nossas expectativas para o mercado são bastante positivas.

Qual o principal objetivo e foco da empresa para 2021? 

Estamos comprometidos com uma visão de longo prazo, investindo no crescimento da esteira de concessões, composições de ativos e pipeline agressivo. Nosso foco é expandir a presença nacional com responsabilidade e preservando a agilidade na execução. Mesmo em um cenário desafiador, os resultados do Painel de Marketing e Veículos, pesquisa de percepção com grandes anunciantes e principais agências de publicidade, demonstraram que o OOH permanece como uma das principais projeções de investimento publicitário em 2021. Fomos capazes de acelerar a captação no segmento de edifícios residenciais e seguimos otimistas com o setor, dedicando nosso trabalho para gerar cada vez mais valor para os nossos parceiros.

O crescimento inorgânico está no radar após a empresa levantar recursos no IPO?

Vemos uma janela de oportunidades e um novo marco de crescimento com o IPO. Sempre estivemos atentos a qualquer movimento, orgânico e inorgânico, para nos mantermos não só competitivos, mas também afinados com as transformações da sociedade, dos grandes centros e comportamentos de consumo. Para dar este passo analisamos todo o nosso modelo de negócio, processos internos, governança, estruturamos relações com investidores, em um movimento visando expandir nossas faces, ampliar nosso portfólio, entrar em novas praças e investir em tecnologia. Estamos anunciando que a Eletromidia acaba de pousar em Congonhas, conquistando a concessão do único circuito digital com cobertura de 100% do aeroporto.

Como está e qual a perspectiva para a taxa de renovação de contratos? 

Esta continua sendo uma agenda importante para nós e que se manteve independente ao cenário que estamos vivendo construindo os objetivos de longo prazo da companhia. Inclusive no primeiro trimestre de 2021, aceleramos a nossa expansão dos nossos ativos digitais em edifícios residenciais. Foram mais de 300 contratos com novos pontos representando um aumento de 8% da nossa base atual só nesta nossa vertical de produtos. Para os próximos meses nossas expectativas é que essa tração só aumente também em outras frentes.

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