Press "Enter" to skip to content

Indicador antecedente de emprego sobe 4,7 pontos em maio ante abril, diz FGV

Indicador antecedente de emprego sobe 4,7 pontos em maio ante abril, diz FGV (Foto: Divulgação)

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 4,7 pontos na passagem de abril para maio, para 83,4 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 11. Em médias móveis trimestrais, o IAEmp subiu 0,1 ponto, interrompendo uma sequência de quedas iniciada em janeiro.

“A recuperação dos últimos dois meses deixa o indicador no mesmo patamar do início do ano. A melhora nas expectativas para o mercado de trabalho tem sido influenciada pela flexibilização das medidas restritivas e pelo avanço do programa de vacinação. O cenário para os próximos meses parece ser de continuidade dessa retomada, mas ainda de maneira gradual e com alguns riscos, em especial, o de novas ondas da pandemia”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O IAEmp sugere expectativa de geração de vagas adiante, quanto maior o patamar, mais satisfatório o resultado. O indicador é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, todas apuradas pela FGV. O objetivo é antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.

Em maio, seis dos sete componentes registraram avanços. A contribuição mais positiva foi a da Situação Atual dos Serviços, com 2,2 pontos, o equivalente a 47% da alta do indicador agregado. Em maio, apenas o componente que mede a Tendência de Negócios da Indústria impactou de forma negativa o resultado do IAEmp, com -0,4 ponto.

Por Daniela Amorim

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *