Mercados

Bolsas dos EUA fecham em queda sob expectativa por Relatório de Emprego

As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta quinta-feira, 3. Os mercados operaram em compasso de espera pelo relatório de empregos (payroll) dos Estados Unidos, que será divulgado amanhã e pode definir o rumo da política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Além disso, ações do setor de tecnologia foram penalizadas pela alta nos juros dos Treasuries.

O índice acionário Dow Jones recuou 0,07%, a 34.577,04 pontos, o S&P 500 caiu 0,36%, a 4.192,85 pontos, e o Nasdaq recuou 1,03%, a 13.614,51 pontos.

“Os mercados dos EUA caem apesar de dados encorajadores de empregos”, comentaram analistas da LPL Financial no começo da sessão. Os indicadores da economia americana divulgados hoje vieram melhores do que o esperado por analistas, mas impulsionaram a alta nos juros dos Treasuries, o que impactou principalmente o Nasdaq.

Em maio, o país gerou 978 mil empregos no setor privado, de acordo com a ADP. O resultado veio acima da estimativa de analistas, que indicava criação de 680 mil vagas. Os pedidos de auxílio-desemprego, por sua vez, caíram 20 mil na semana passada, para 385 mil. A previsão era de que o total somasse 393 mil.

Além disso, o índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços americano subiu ao recorde histórico de 70,4 em maio, enquanto o mesmo dado medido pelo para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) avançou de 62,7 em abril para 64,0 no mês passado.

Agora, a expectativa é pelo payroll do mês passado, que sairá nesta sexta-feira, 4. “Os mercados aguardam o relatório de emprego dos EUA amanhã, já que o Fed tem afirmado que o emprego é a variável-chave para determinar quando é hora de sinalizar a redução das compras de ativos”, afirmam analistas do Danske Bank.

Dentre as notícias corporativas, o destaque foi a rede de cinemas AMC. Um dos pivôs dos movimentos especulativos de investidores de varejo que impactaram o mercado no início de 2021, a ação da empresa operou com volatilidade após o anúncio de uma venda de papéis de até 11,55 milhões. No fechamento, a AMC despencou 17,92%.

A ação da Tesla, por sua vez, caiu 5,33%, após relatos de que os pedidos de veículos da fabricante de carros elétricos na China caíram pela metade em maio, na comparação com abril.

Por outro lado, o papel da GM subiu 6,39%, depois de a montadora informar que adotará medidas para aumentar a produção em fábricas dos EUA e do Canadá. A ação da Ford, por sua vez, cujas vendas cresceram em maio apesar da escassez global de chips, avançou 7,24%.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Por Iander Porcella*

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Pimenta expõe divergências com Eduardo Leite e diz que discordâncias sobre RS vão aflorar

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar as…

14 horas ago

Blue Origin faz 1º voo suborbital com 6 tripulantes após falha de motor em 2022

Depois de quase dois anos, a Blue Origin, empresa de foguetes do bilionário Jeff Bezos,…

14 horas ago

Japão faz alerta depois de ursos atacarem diversas pessoas no nordeste do país

Autoridades do Japão alertaram os moradores para ficarem atentos à existência de ursos selvagens no…

16 horas ago

Água a R$ 80: MP do RS autua 65 estabelecimentos por preço abusivo; dois foram presos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) autuou 65 estabelecimentos por preços abusivos.…

18 horas ago

Para CNseg, número de segurados no Brasil é muito baixo e precisa ser ampliado

O diretor técnico e de estudos da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Alexandre Leal, afirmou…

19 horas ago

Justiça nega pedido por AGE na Petrobras que protelaria posse de Magda Chambriard

A Justiça Federal negou um pedido de decisão liminar que poderia obrigar a Petrobras a…

2 dias ago