As taxas dos títulos públicos com vencimentos mais longos negociados no Tesouro Direto recuavam nesta terça-feira (1), após a divulgação do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre. As taxas dos títulos curtos rondavam a estabilidade.
O PIB brasileiro registrou crescimento de 1,2% nos 3 primeiros meses do ano, superando projeções que esperavam crescimento menor ou até mesmo queda da atividade econômica devido ao recrudescimento da pandemia de Covid-19 no período. O resultado positivo abriu caminho para a queda do dólar ante o real.
Em contrapartida, o bom desempenho da economia brasileira no período pressiona a alta dos juros futuros curtos e médios, diante da perspectiva de que exista espaço para uma alta mais acentuada da taxa Selic contra pressões inflacionárias.
Além disso, o Tesouro Nacional leiloa nesta terça-feira títulos do tipo Tesouro IPCA+ com vencimentos para 2026, 2030 e 2055.
Cotações
A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 ia na contramão das demais, subindo a 7,94% ao ano, de 7,91% no último fechamento Já a taxa de retorno do Tesouro Prefixado 2031 com pagamento de juros semestrais recuava a 9,03%, de 9,07% na segunda-feira (31).
Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026, o mais curto, conservava a remuneração anual de IPCA mais 3,44% observada na véspera. Já o Tesouro IPCA+ 2045, o mais longo dentre os que não pagam juros semestrais, oferecia juros anuais de IPCA mais 4,13%, ante IPCA mais 4,17% no fechamento anterior.
Títulos públicos
O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).
O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.
Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.
Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.
Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.
Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta terça-feira:
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler informou ao Broadcast (sistema…
A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), entrou no domingo, 24, com um…
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, expressou nesta segunda-feira, 25, sua preocupação e…
As tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro aumentaram 27,35% em outubro de 2024, segundo…
O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, ao participar em São Paulo de evento da…
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista no julgamento…