Categories: Empresas

Embraer: Eve e Halo fazem parceria para desenvolver produtos de mobilidade urbana

Criada pela Embraer, a Eve Urban Air Mobility Solutions Inc. e a Halo anunciaram nesta terça-feira, 1, uma parceria para o desenvolvimento de produtos e serviços de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) nos Estados Unidos e no Reino Unido. A parceria inclui um pedido de 200 unidades do veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) da Eve. As entregas estão previstas para começarem em 2026.

Em nota à imprensa, a Embraer destaca que essa encomenda representa uma das maiores na indústria de mobilidade aérea urbana e posiciona a Halo como parceira de lançamento da Eve, tanto no mercado dos EUA como no do Reino Unido. A Eve é uma empresa independente criada pela Embraer para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) em todo o mundo.

Segundo o acordo, a Halo, empresa líder em operações de táxi aéreo de helicóptero nos EUA e no Reino Unido, irá trabalhar com a Eve para desenvolver uma nova operação de eVTOL em ambos os países.

“Acreditamos que a Eve está projetando uma aeronave que está bem preparada para a certificação inicial e, além disso, apresenta um histórico comprovado de produção”, afirma na nota Kenneth C. Ricci, diretor do Directional Aviation, fundo de investimento do qual a Halo faz parte.

Segundo ele, “o excelente legado de design, certificação e produção de aeronaves que a Embraer traz para este eVTOL posicionam a Eve com vantagens importantes no cenário competitivo.

Já Andre Stein, presidente & CEO da Eve, destaca que a parceria é um passo importante para a Eve assumir sua posição como líder global na indústria de mobilidade aérea urbana. “Estamos confiantes de que este relacionamento mutuamente benéfico terá um impacto positivo para muitos usuários futuros e permitirá que ambas as empresas cresçam seus negócios de forma exponencial”, diz.

Esta colaboração, a primeira parceria internacional entre operadoras de eVTOL deste tipo, se beneficiará do trabalho que a Eve já realiza no mercado do Reino Unido como líder de um consórcio que está solucionando questões regulatórias e operacionais para viabilizar operações de eVTOL em Londres.

Em colaboração com o programa de “innovation sandbox”, da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, a parceria entre a Eve e a Halo resultará em uma das primeiras operadoras a contribuir com este trabalho e continuar a desenvolver Londres como um mercado viável e atraente para as operações de UAM.

Por Beth Moreira

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Apoio estratégico do governo é fundamental para abrir novos mercados, diz presidente da Embraer

O apoio estratégico do governo federal é fundamental para abrir novos mercados para a Embraer,…

7 horas ago

Lula defende ampliação de voos regionais pelo Brasil e pede renovação de frota de aviões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a ampliação dos voos regionais pelo Brasil…

7 horas ago

Decisão do STF de suspender desoneração da folha traz insegurança jurídica, segundo CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirmou por meio de nota que a decisão do…

8 horas ago

“Nós conseguimos fazer, pela primeira vez na história do Brasil, uma reforma tributária muito rápida”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a aprovação da reforma tributária no…

8 horas ago

Barroso divulga pauta do STF com Lei das Estatais, contribuição sobre terço de férias e Funrural

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), acabou de divulgar a…

9 horas ago

Appy: Estamos trazendo o desenho do Mover para dentro do imposto seletivo

O secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, disse nesta sexta-feira, 26, que a ideia…

9 horas ago