Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto sobem, mas dado do setor público alivia risco

Apesar da alta, o resultado primário do setor público brasileiro traz pressão de baixa para as taxas do Tesouro Direto (Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto subiam nesta segunda-feira (31), após queda no fechamento anterior.

O movimento está em linha com a alta moderada do dólar ante o real e com o viés de alta dos juros futuros, em dia de liquidez reduzida no mercado devido ao feriado nos Estados Unidos. Ainda assim, o resultado fiscal primário do setor público brasileiro, que registrou superávit de R$ 24,3 bilhões em abril, acima das estimativas, deve trazer pressão de baixa para o câmbio e os juros.

Além disso, o Relatório de Mercado Focus traz novas projeções para a economia brasileira. O Focus elevou sua projeção para o crescimento do PIB de 3,52% para 3,96%. Em contrapartida, também subiu a mediana das projeções para a inflação, de 5,24% para 5,31%, acima do teto da meta. O relatório também elevou a estimativa da taxa Selic ao final de 2021, de 5,50% para 5,75%. Já a projeção para o câmbio se manteve em R$ 5,30.

Cotações

A rentabilidade anual do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 7,92%, de 7,86% na sexta-feira (28). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia taxa de retorno de 8,44% ao ano, ante 8,38% no último fechamento.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026, o mais curto, preservava a remuneração anual de IPCA mais 3,47% do fechamento anterior. Já os juros ofertados pelo Tesouro IPCA+ 2045, o mais longo dentre os que não pagam juros semestrais, subiam a IPCA mais 4,18%, de IPCA mais 4,12% na sexta-feira.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta segunda-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *