Press "Enter" to skip to content

Aneel aprova edital de leilão de transmissão de junho após análise do TCU

Aneel aprova edital de leilão de transmissão de junho após análise do TCU (Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em reunião extraordinária nesta quinta-feira, 27, o edital do primeiro leilão de transmissão de 2021, marcado para 30 de junho, na sede da B3, em São Paulo. Serão ofertadas linhas e subestações de transmissão, com estimativa de investimentos de R$ 1,3 bilhão e geração de 3.057 empregos.

Os empreendimentos vão passar por seis Estados – Acre, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

A minuta do edital foi aprovada inicialmente em 9 de fevereiro pela agência reguladora e encaminhada para análise do Tribunal de Contas da União (TCU), que liberou a continuidade do certame na quarta, 26. O órgão fiscalizador informou que não constatou quaisquer irregularidades ou impropriedades que desaconselhasse o regular a prosseguir com o certame.

A principal alteração é referente à possibilidade de antecipação da entrada em operação comercial das instalações. A mudança foi apresentada pelo relator do processo, diretor Sandoval Feitosa, ao ministro relator do processo no TCU, Vital do Rêgo, em reunião no dia 18 de maio.

O edital já previa a possibilidade de antecipação, mas o relator do processo decidiu acatar uma sugestão proposta pela EDP para ajustar a regra para casos em que o pedido se tratar de empresas relacionadas – por exemplo, se a transmissora vencedora do leilão tiver alguma relação com a distribuidora que será atendida.

A regra determina que mesmo em casos que a antecipação for feita por uma necessidade indicada pela distribuidora, será necessária autorização prévia da agência reguladora. Na avaliação do relator, o ajuste torna a regra mais clara aos participantes do certame e amplia a competição nos lotes que serão ofertados.

O edital define que as novas instalações deverão entrar em operação no prazo máximo de 36 a 60 meses, contados a partir da assinatura dos contratos, prevista para 30 de setembro deste ano. Ao todo, serão implantados 515 quilômetros de linhas de transmissão e 2.600 MVA em capacidade de transformação de subestações.

Nos leilões de transmissão, vence a empresa ou consórcio que aceitar receber a menor remuneração anual pela construção e manutenção das linhas de transmissão, a partir de um valor mínimo fixado pelo governo. O valor interfere diretamente nos valores pagos pelos consumidores, uma vez que essa remuneração é considerada no cálculo das tarifas.

Entre as obras previstas estão linhas de transmissão e uma subestação nos Estados de Acre e Rondônia. A obra é uma solução estrutural para permitir o pleno atendimento à carga de Rio Branco (AC) e, posteriormente, das demais localidades no Estado que venham a ser conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O edital e documentos relacionados ao certame devem ser publicados no Diário Oficial da União na sexta, 28.

Outros ajustes

O edital traz um ajuste no lote 2, que atenderá cargas nas regiões de Niterói, Magé e São Gonçalo, no Rio de Janeiro. A partir de informações da Enel Rio, a agência alterou o valor estimado para um terreno da distribuidora, que é utilizado como referência no planejamento do novo empreendimento. Caso o terreno seja escolhido pela transmissora vencedora para instalação, deverá ser cedido de forma onerosa.

Também foi feito um ajuste na regra do lote 3, destinado para atendimento à capital do Estado do Mato Grosso, Cuiabá.

Por incertezas em relação a uma linha de distribuição, foi proposta a retirada das obras do lote a ser ofertado, retornando a responsabilidade pela execução destas instalações para a distribuidora Energisa-MT.

Por Marlla Sabino

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *