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Entrevista: Com Laureate, Ânima faz aquisições para crescer em medicina

A Ânima Educação (ANIM3) concluiu a integração com a Laureate Brasil, o que irá colocar a empresa dona da Universidade São Judas, UniBH e UniCuritiba como um dos principais players na educação continuada na área da saúde, afirmou o CFO André Tavares, em entrevista ao Mercado News.

A Ânima, que já conta com uma instituição destinada inteiramente para o ensino de medicina, a Inspirali, tem o segmento como uma de suas estratégias centrais, investindo no desenvolvimento e infraestrutura desta área. “Nos últimos 2 anos fizemos 4 aquisições de ativos de medicina, estratégia que vem contribuindo fortemente para a robustez de nossos resultados”, disse o CFO.

De acordo com Tavares, a sinergia com o grupo Laureate Brasil irá tornar a Ânima o “quarto maior player de educação privada do País em número alunos e o terceiro em receita líquida”.

A seguir, leia a entrevista completa:

Qual o principal destaque do balanço do primeiro trimestre?

Neste primeiro trimestre de 2021, a Ânima Educação registrou lucro líquido de R$ 56,3 milhões, com crescimento de 28,5%. Além disso, a companhia apresentou uma receita líquida de R$ 416 milhões representando um aumento de 22,8% em relação ao ano anterior e um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de R$ 146,5 milhões, sendo 23,9% superior a 2020 e margem Ebitda ajustada de 35,2%.

O que esperar agora para a Ânima a partir da integração com a Laureate Brasil?

Esta integração trará mudanças importantes para o setor de educação do Brasil. A sinergia entre as companhias permitirá que a Ânima continue o seu propósito de “transformar o Brasil pela educação”. A organização educacional se tornará o quarto maior player de educação privada do País em número alunos e o terceiro em receita líquida, com o portfólio de marcas mais valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. Além de formar uma comunidade de aprendizado de mais de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 16 instituições de ensino superior, a Ânima ainda conta com 8 marcas que são referências em suas áreas de atuação e o Instituto Ânima. Com presença em 12 estados do Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste e quase 550 polos de ensino digital, a Ânima se consolida como a mais relevante no ecossistema de educação de qualidade do País.

Como vem sendo a evolução de resultados da unidade de cursos de medicina Inspirali?

A Inspirali continua apresentando resultados expressivos, a vertical de medicina da Ânima fechou o primeiro trimestre com uma receita líquida em R$ 96,5 milhões, representando 23,4% da receita líquida consolidada da companhia.

O segmento de medicina está entre as estratégias centrais da companhia, que tem investido no desenvolvimento e infraestrutura desta área. A integração com a Laureate Brasil colocará a instituição como um dos principais players na educação continuada na área da saúde, no qual a Ânima passará a contar com mais de 10,7 mil alunos e 1.720 vagas anuais, localizadas em 5 capitais e grandes cidades do Brasil.

Como anda a estratégia de crescimento via fusões e aquisições? O que a empresa tem olhado?

Temos uma estratégia bem assertiva em M&A e estamos sempre olhando o mercado e suas tendências. Nos últimos 2 anos fizemos 4 aquisições de ativos de medicina, estratégia que vem contribuindo fortemente para a robustez de nossos resultados. Além disso, seguimos no caminho de fortalecer todas as nossas verticais, como a do Direito, que, em abril, recebeu a Faculdade Milton Campos, em Minas Gerais, cujo curso de Direito é considerado entre os melhores do País.

Como tem sido o impacto da segunda onda de Covid-19 no setor de educação? Quais as perspectivas?

A pandemia trouxe mudanças irreversíveis para a educação e a tecnologia foi um dos grandes facilitadores. A inovação está no nosso DNA e acreditamos no impacto positivo que ela traz para o desenvolvimento dos estudantes. A jornada de transformação digital da companhia começou em 2017, e se consolidou, especialmente nos últimos 2 anos, em um diferencial competitivo para nossas marcas e teve papel preponderante em nossos resultados, diante dos desafios que a pandemia nos trouxe. Essa jornada de transformação nasceu diretamente conectada com o projeto acadêmico (Ecossistema Ânima de Aprendizagem – E2A) e com os seguintes objetivos: excelência na experiência do estudante e do professor, contribuição nos resultados de captação e retenção, eficiência operacional e redução de riscos. Essas iniciativas, em conjunto, não só trazem efeitos positivos para nossa competitividade de longo prazo, como também fortalecem significativamente nossa capacidade de geração de resultados futuros

Com isso, em 2020, conseguimos colocar mais de 135 mil alunos no modelo online em 5 dias, com qualidade. Tornou-se natural ter cerca de 4.200 turmas tendo aulas online simultaneamente de forma síncrona, em que os universitários e docentes puderam interagir da mesma forma como em uma aula presencial e sem qualquer alteração no calendário acadêmico. Além disso, no ano passado, lançamos o diploma digital sendo a primeira organização educacional a cumprir antecipadamente 100% da legislação vigente e o vestibular digital, que permite que os candidatos façam o processo de forma inteiramente remota, desde a aplicação e envio dos documentos até a realização da prova.

Para este ano, estamos dando continuidade no investimento em tecnologia, que contribuirão para a continuidade da jornada de transformação da companhia e, principalmente, para o aprimoramento das metodologias e ferramentas da educação híbrida, que vem tão forte com a integração.

A Ânima já consegue notar demanda menos sensível a preço por uma maior qualidade de ensino?

Temos como principal objetivo entregar aos nossos alunos uma educação de qualidade e que forme profissionais capacitados para atender a qualquer demanda do mercado de trabalho, por meio do nosso Ecossistema Ânima de Aprendizagem (E2A), focado em competências. Este trabalho contínuo coloca a Ânima como referência em importantes índices de qualidade do INEP/MEC como, por exemplo, o IGC (Índice Geral de Cursos) do ano de 2019, que constatou que 80% dos alunos da companhia estão matriculados em instituições classificadas com notas 4 e 5 (nota máxima 5), desempenho bem superior ao conjunto das demais empresas privadas, listas e não listadas, e acima também das instituições públicas.

Qual o principal objetivo da Ânima para 2021?

Nosso principal objetivo é “transformar o Brasil pela educação”, por isso trabalhamos constantemente no aprimoramento de nossas metodologias de ensino e no desenvolvimento de nosso time docente. A integração com os ativos brasileiros do Grupo Laureate permitirá ganharmos uma escala ainda maior, atingindo mais pessoas com educação de qualidade e um intercâmbio cultural ainda mais assertivo para o desenvolvimento completos dos estudantes.

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Ana Macedo

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