Renda Fixa

Taxas do Tesouro Direto rondam a estabilidade com exterior positivo

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto rondavam a estabilidade nesta sexta-feira (21), apresentando viés de baixa em um dia de agenda fraca. O movimento está em linha com os juros futuros.

Os investidores se atentam hoje à entrevista coletiva do secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Bruno Funchal, detalhando o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do segundo bimestre de 2021. Seguem no radar também a discussão em torno da proposta de reforma administrativa de relatoria do deputado Darci de Matos (PSD-SC) e a repercussão de declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre os preços de combustíveis.

No exterior, o tom é positivo, refletindo a divulgação de dados preliminares do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) na Europa, que indicam um avanço na atividade econômica em comparação com o mês de abril. O dólar oscila ante o real após ter aberto em alta, monitorando a divulgação do resultado do PMI dos EUA.

Cotações

A remuneração anual do título público Tesouro Prefixado 2024 se mantinha em 8,30%, enquanto o Tesouro Prefixado 2026 apresentava recuo moderado indo a 8,81%, de 8,82% na véspera.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026, o mais curto, oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 3,49%, contra IPCA mais 3,51% na quinta-feira (20). O Tesouro IPCA 2045, o mais longo dentre os que não pagam juros semestrais, pagava juros de IPCA mais 4,21% ao ano, em comparação com IPCA mais 4,22% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta sexta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Redação Mercado News

Recent Posts

Ucrânia diz ter contra-atacado tropas russas no nordeste do país

O governo ucraniano afirmou ter contra-atacado a ofensiva russa no nordeste do país. Em comunicado…

24 horas ago

Número de feridos por enchentes no RS sobe a 806; desalojados aumentam para 537 mil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou neste sábado, 11, que o número…

24 horas ago

Cemaden emite alerta para risco de inundações e deslizamentos no RS

Diante da previsão de chuva forte neste domingo, 12, em grande parte do Rio Grande…

24 horas ago

Nível do rio Taquari (RS) continua em elevação

O nível do rio Taquari, que subiu significativamente ao longo das últimas 24 horas, continua…

1 dia ago

Príncipe William atualiza estado de saúde de Kate Middleton durante quimioterapia: “está bem”

O príncipe William atualizou o estado de saúde de sua esposa, Kate Middleton, durante uma…

1 dia ago

Rio Uruguai deve permanecer acima do nível de inundação em municípios do RS

O nível do rio Uruguai deve continuar acima do nível de inundação nos municípios gaúchos…

1 dia ago