Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto rondam a estabilidade com juros e dólar em alta

As taxas do Tesouro Direto rondam a estabilidade, mesmo com a alta dos juros futuros e do dólar (Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto rondavam a estabilidade nesta quarta-feira (12), apesar da alta do dólar e dos juros com o resultado acima do esperado para a inflação em abril nos Estados Unidos.

A inflação medida pelo índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA foi de 0,8%, muito acima do 0,2% esperado pelo mercado, sinalizando que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) pode ser obrigado a elevar a taxa básica de juros antes do esperado.

O fenômeno repercute no mercado brasileiro, acentuando a alta dos juros futuros e a valorização do dólar ante o real. O dado do volume de serviços prestados divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou uma queda de 4% em março ante fevereiro, fica em segundo plano.

No cenário político, investidores seguem atentos aos desdobramentos da CPI da Covid no Senado, além do andamento das reformas tributária e administrativa, tidas como prioridade pela equipe econômica do governo federal.

Cotações

A remuneração anual do título público Tesouro Prefixado 2024 se destacava, subindo a 8,16%, de 8,12% na terça-feira (11). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia taxa de retorno de 8,71% ao ano, ante 8,69% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 paga juros de IPCA mais 3,45% ao ano, ante IPCA mais 3,44% na véspera. O Tesouro IPCA+ 2045, o mais longo, mantinha a taxa de retorno anual de IPCA mais 4,17% observada no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta quarta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *