Mercados

Bolsas de NY fecham em baixa, com temor inflacionário e Treasuries

As bolsas de Nova York fecharam em baixa nesta terça-feira, 11, devido a temores de alta da inflação, às vésperas da publicação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos em abril. Uma das repercussões foi o avanço nos rendimentos dos Treasuries, o que tende a pressionar o mercado acionário.

O Dow Jones fechou em baixa de 1,36%, a 34.269,16 pontos, enquanto o S&P 500 caiu 0,87%, a 4.152,10 pontos, e o Nasdaq recuou 0,09%, a 13.389,43 pontos, depois de oscilar durante a sessão.

“Os mercados recuam em meio à inflação potencial e restrições de oferta à medida que a economia reabre”, escreveram analistas da LPL Financial durante o pregão. O Nasdaq acumula queda de cerca de 6% desde a máxima histórica intraday em 29 de abril, aponta a Capital Economics. “A lógica é que o aumento dos rendimentos dos Treasuries afeta o setor de tecnologia de forma desproporcional”, avalia a consultoria. No entanto, a análise aponta que os balanços das empresas também podem ter “desapontado”, além de as big techs terem a possibilidade de serem mais afetadas por possíveis aumentos de impostos no governo do presidente Joe Biden.

Hoje, algumas destas ações tiveram recuperação, como Facebook (+0,18%), Amazon (+1,05%) e Twitter (+2,07%). Já Alphabet (-0,95%), que controla a Google, e Apple (-0,74%) recuaram. Seguindo a forte queda de ontem, quando caiu mais de 6%, e Tesla perdeu 1,88%. A participação do CEO da empresa, Elon Musk, no programa Saturday Night Live segue repercutindo no mercado. Ele revelou que tem Síndrome de Asperger, um grau leve de autismo.

A Novavax recuou 13,91% depois de anunciar ontem que o pedido para autorização do uso de sua vacina contra a covid-19 irá atrasar, assim como a produção de parte das doses que havia combinado. Já a Pfizer recuou 1,28%, apesar da autorização para uso emergencial de sua vacina em adolescentes entre 12 e 15 anos nos EUA.

Os papéis da Uber subiram 0,92% e os da Lyft recuaram 0,69% em dia marcado pelo anúncio de Biden de que as empresas realizarão viagens gratuitas para levar pessoas a serem vacinadas contra a covid-19.

Já a FireEye, empresa envolvida na resolução da crise gerada pelo ataque hacker ao duto da Colonial Pipeline nos últimos dias, teve alta de 2,97%. As petroleiras, por sua vez, tiveram quedas importantes, ainda com o evento no radar. Chevron (-2,60%) e ExxonMobil (-3,18%) recuaram, pressionando os índices acionários.

Por Matheus Andrade

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Correção: Lula faz evento para tornar oficial programa de repactuações de rodovias

A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…

2 horas ago

Brasil vive momento histórico sobre concessões, com melhor entendimento público, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…

3 horas ago

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…

4 horas ago

Claro lança oferta de celular para fisgar público que ainda não aderiu ao 5G

A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…

4 horas ago

Carrefour diz que veto à venda de carne do Mercosul vale só para lojas da França

O Carrefour França afirmou, em nota oficial, que o veto à venda de carnes do…

5 horas ago

Apple propõe investimento de US$ 100 milhões na Indonésia para suspender proibição do iPhone 16

A Apple ofereceu um investimento de US$ 100 milhões na Indonésia para os próximos dois…

6 horas ago