Empresas

Produção de elétricos e eletrônicos cresce 8,3% no 1º trimestre, diz Abinee

A produção da indústria elétrica e eletrônica cresceu 8,3% no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o igual período do ano passado, informou nesta quarta-feira, 5, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Este incremento, de acordo com a Abinee, contou com a elevação de 13,2% da área elétrica e do acréscimo de 3,2% da área eletrônica. Destaca-se que o crescimento de 17,2% na produção de bens da área eletrônica, no mês de março de 2021, foi suficiente para reverter a queda acumulada neste ano, que estava em 4% até o mês de fevereiro.

“Esse resultado positivo no primeiro trimestre deste ano contou, principalmente, com a elevação de 29,9% na produção de equipamentos de informática”, ressalta o presidente da Abinee, Humberto Barbato.

Cresceu também, de acordo com ele, a produção de instrumentos de medida, em 10,7%, e de equipamentos de comunicação, com alta de 5,3%. Por outro lado, recuou a produção de aparelhos para áudio e vídeo, com queda de 10,9%, e de componentes eletrônicos, em 5,7%.

Na área elétrica observou-se crescimento na produção de todos os segmentos analisados, com destaque para a elevação de 23,6% nas pilhas e baterias.

Em seguida, notou-se acréscimo na produção de eletrodomésticos, alta de 19,2%, e de equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica, em 10,6%.

No caso dos equipamentos elétricos não especificados anteriormente, que como já citado, estão classificados os aparelhos elétricos de alarme para proteção contra roubo ou incêndio e eletrodos, escovas e outros artigos de carvão ou grafita para usos elétricos, a elevação foi de 10,5%. Também cresceu a produção de lâmpadas e outros equipamentos de iluminação, 5,3%, e de geradores, transformadores e motores, 4,9%.

Março

Em março, a produção da indústria elétrica e eletrônica, conforme dados do IBGE agregados pela Abinee, apontou queda de 0,8% em relação ao mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal.

Essa retração foi resultado do recuo de 2,1% da área elétrica, uma vez que a área eletrônica cresceu 0,6%. Na comparação com março de 2020, a produção do setor aumentou 19%.

“Vale lembrar que a produção do setor em março do ano passado já havia sido impactada pelos efeitos negativos da pandemia de covid-19 que chegava ao Brasil naquele período, o que favorece a comparação”, pondera Humberto Barbato.

De acordo com ele, com exceção de janeiro de 2021, a produção do setor vem apontando resultados superiores aos atingidos em iguais períodos do ano anterior desde julho de 2020. A elevação verificada em março de 2021 em comparação com março do ano passado resultou do crescimento de 20,6% da área elétrica e do acréscimo de 17,2% da área eletrônica.

Segundo a associação, foram observados incrementos na produção de todos os segmentos analisados. Na área elétrica, os principais destaques foram pilhas e baterias, com alta de 32,3%, e os eletrodomésticos, com avanço de 28,8%. Em seguida foram observadas elevações na produção de equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica (17,6%), lâmpadas e outros equipamentos de iluminação (15,6%) e de geradores, transformadores e motores elétricos (11,1%).

No caso de outros equipamentos elétricos – onde estão classificados os aparelhos elétricos de alarme para proteção contra roubo ou incêndio e eletrodos, escovas e outros artigos de carvão ou grafita para usos elétricos -, a expansão foi de 2,0%.

Na área eletrônica, verificaram-se incrementos significativos na produção de instrumentos de medida (39,4%), nos equipamentos de comunicação (27,0%) e nos bens de informática (26,6%). Também foram identificadas elevações nos componentes eletrônicos (5,8%) e nos aparelhos de áudio e vídeo, com alta de 3,9%.

Por Francisco Carlos de Assis

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Optar por híbridos é estratégia menos turbulenta, dizem analistas

A maioria das montadoras que atuam no Brasil optou - e fez lobby - para…

17 minutos ago

Carros híbridos ganham força com crise mundial de elétricos

Diferente de outros países que são grandes produtores de veículos, o Brasil está apostando nos…

37 minutos ago

Excesso de anúncios faz consumidores desistirem de compras online

Basta uma rápida passada pelas redes sociais, aplicativos do celular, ou vídeos em sites de…

40 minutos ago

Saudi Aramco elevará preços do petróleo em junho para Europa e Ásia

A Saudi Aramco, estatal petrolífera da Arábia Saudita, vai elevar os preços da commodity em…

57 minutos ago

Bradesco anuncia medidas de emergência para clientes no Rio Grande do Sul

O Bradesco vai oferecer condições especiais em renegociações de dívidas aos atingidos pelas enchentes no…

10 horas ago

Latam aciona programa ‘Avião Solidário’ para ajudar vítimas de tragédia no RS

A Latam informou que, por meio de seu programa Avião Solidário, acaba de mobilizar uma…

15 horas ago