Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto rondam a estabilidade com vacinação no radar

Taxas do Tesouro Direto rondam a estabilidade, com viés de baixa (Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto rondavam a estabilidade nesta sexta-feira (30), apresentando viés de baixa, com investidores atentos ao resultado primário do setor público.

Entram também no radar dos investidores a taxa de desemprego divulgada pela Pnad Contínua, que ficou em 14,4% no primeiro trimestre, abaixo das estimativas, e a aceleração da vacinação no Brasil, que atingiu a média de 813 mil doses aplicadas por dia durante o mês de abril. Ainda assim, atraso na entrega de insumos ao Instituto Butantan e à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) podem reduzir o ritmo da imunização.

No mercado de câmbio, o dólar voltou a subir ante o real após a sequência de quedas dos últimos dias. O movimento responde à leve alta dos juros dos Treasuries e à movimentação alusiva à formação da taxa de referência Ptax de fim de mês, que liquidará os contratos indexados ao dólar na próxima segunda-feira (3).

Cotações

A taxa de remuneração anual do título público Tesouro Prefixado 2024 recuava levemente a 7,74%, tendo fechado em 7,76% na véspera. O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros de 8,32% ao ano, contra 8,34% na quinta-feira (29).

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026, o mais curto, apresentava remuneração de IPCA mais 3,34%, recuando também em comparação com a taxa de IPCA mais 3,36% observada no fechamento anterior. O Tesouro IPCA+ 2055 com pagamento de juros semestrais, o mais longo, permanecia estacionado na taxa de IPCA mais 4,42% ao ano.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta sexta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *