Press "Enter" to skip to content

Comissão Europeia multa grandes bancos por violação de regras antitruste

Comissão Europeia multa grandes bancos por violação de regras antitruste (Foto: Divulgação)

A Comissão Europeia multou o Bank of America, o Crédit Agricole e o Credit Suisse num total de 28,5 milhões de euros por violação das regras antitruste do bloco comum. De acordo com o braço executivo da União Europeia, os bancos participaram de um cartel no mercado secundário de negociação no Espaço Econômico Europeu de títulos supra-soberanos, soberanos e de agências (SSA) denominados em dólar. O Deutsche Bank, que também fez parte do esquema, não foi punido porque revelou a existência do cartel.

“O comportamento dos bancos de investimento restringiu a concorrência em um mercado em que fundos de investimento e de pensão compram e vendem regularmente títulos em nome de seus investidores e pensionistas”, afirma em nota a vice-presidente executiva da Comissão, Margrethe Vestager.

Segundo a líder, o cartel prejudicou os mercados financeiros e, por isso, a decisão tomada nesta quarta envia a mensagem de que a UE não tolerará esse tipo de comportamento.

De acordo com o comunicado da Comissão, durante cinco anos os bancos trocaram atualizações recorrentes sobre suas atividades de negociação nos mercados de títulos e informações comercialmente sensíveis, além de coordenar os preços apresentados aos clientes ou ao mercado em geral.

Por Iander Porcella

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *