Press "Enter" to skip to content

Ásia: bolsas fecham mistas, após ganhos em NY e com realização de lucros na China

As bolsas asiáticas fecharam mistas nesta segunda-feira (Foto: Shutterstock)

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta segunda-feira (26), com algumas delas seguindo o tom positivo dos mercados acionários de Nova York em seu último pregão e as chinesas sucumbindo a um movimento de realização de lucros.

O japonês Nikkei subiu 0,36% em Tóquio hoje, a 29.126,23 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi avançou 0,99% em Seul, a 3.217,53 pontos, e o Taiex se valorizou 1,57% em Taiwan, a 17.572,29 pontos.

Na sexta-feira (23), as bolsas de Nova York tiveram alta generalizada, após dados de atividade econômica e do setor imobiliário mostrarem que os EUA continuam se recuperando com firmeza dos efeitos da pandemia de Covid-19.

Nesta semana, investidores da Ásia e de outras partes do mundo ficarão atentos à decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e à leitura inicial do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA referente ao primeiro trimestre.

Na China, os mercados se enfraqueceram nesta segunda, à medida que ações de siderurgia e de energia renovável foram alvos de realização de lucros, após fortes ganhos na semana passada. O Xangai Composto registrou baixa de 0,95%, a 3.441,17 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,75%, a 2.281,30 pontos.

O dia foi de perdas também em Hong Kong, onde o Hang Seng caiu 0,43%, a 28.952,83 pontos, pressionado por papéis de montadoras.

A preocupante situação da Covid-19 na Ásia, em especial na Índia e no Japão, também inspira cautela.

Na Oceania, a bolsa australiana encerrou a sessão em baixa moderada, após oscilar entre pequenos ganhos e perdas. O S&P/ASX 200 cedeu 0,21% em Sydney, a 7.045,60 pontos. (Com informações da Dow Jones Newswires).

Por Sergio Caldas

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *